Fios 'mortos' se amontoam em postes de SP e podem causar acidentes

Parte dos fios que o paulistano vê atravessar seu horizonte não tem função. Eletropaulo e operadoras de telecomunicações diagnosticaram o fenômeno em anos recentes e, há dois anos, estudam maneiras de reordenar o imenso emaranhado.

A multiplicação de fiação morta foi percebida com o aviso de moradores. Tornaram-se frequentes na AES Eletropaulo os casos em que alguém avisa o rompimento de um cabo, sem que a luz e a internet sejam afetados.

Um funcionário da empresa afirmou à sãopaulo que atende a essas chamadas diariamente, mas não pode atuar quando o fio não compõe a rede de energia. Os cabos mortos, acrescentou, são abandonados por operadoras de banda larga quando alguém deixa de assinar o serviço, por exemplo. Ele não quis se identificar à reportagem, pois não estava autorizado a falar pela empresa.

A AES Eletropaulo diz não ter estimativa do volume de fiação morta da cidade. Em conjunto com operadoras de internet, telefonia e TV a cabo, porém, já apurou um indicativo.

No ano passado, a avenida Doutor Cardoso de Melo, na Vila Olímpia, foi analisada. O resultado? De 30% a 40% da fiação naquela via não tinha serventia.

Outro ponto deve ser observado: houve fusões recentes de operadoras, como ocorreu entre Embratel, Claro e Net. Nesses casos, as empresas que utilizavam dois ou três pontos da rede passaram a usar apenas um, gerando mais obsolescência na fiação.

Segundo a AES Eletropaulo, ela tem "três ou quatro fios" na parte superior dos postes e "três ou quatro" na mais baixa. O restante são de operadoras de banda larga e telefonia -há cerca de 20 no Estado de São Paulo.

Além de causar poluição visual, o excesso de fiação oferece riscos de acidente. A rede pode começar a esgarçar e, assim, ficar abaixo da altura regulamentar, podendo ser atingida por automóveis.

O amontoado de fios pode ser visto, por exemplo, na Vila Olímpia, em Moema e em Pinheiros, bairros com situações mais críticas. Basta olhar para cima e constatar.

REGRAS

O uso de pontos em postes é regulamento por uma resolução conjunta da Aneel e da Anatel, agências de energia e telecomunicações. Segundo o texto, de 2014, "as prestadoras de serviços de telecomunicações não podem ocupar mais de um ponto de fixação em cada poste". E, no caso de fusão de empresas, elas devem notificar a modificação em até 180 dias.

Em São Paulo, a AES Eletropaulo acordou com as operadoras, em julho do ano passado, a meta de regularizar pelo menos 2.100 postes anualmente. No último mês de agosto, elas deveriam ter notificado a companhia sobre o cumprimento da meta, mas não o fizeram, de acordo com a companhia.

A Vivo afirmou à sãopaulo, porém, ter coletado 6.200 toneladas de cabos para reciclagem em 2015 e, neste ano, criou um sistema de gestão ambiental. "Estão sendo monitorados sob a norma os processos de instalação, operação, manutenção e desativação da rede de telefonia fixa e móvel dos 51 municípios brasileiros com maior volume de operações, incluindo São Paulo."

Já a Net respondeu, em nota, que "obedece a rígidos padrões de segurança na operação de sua rede e possui uma rotina de manutenção e adequação do cabeamento nas ruas das cidades".

Os ninhos de fios também poderiam começar a sumir do céu paulistano se o plano da prefeitura para enterrar 17 mil km de cabos de energia decolasse. A medida, porém, foi barrada na Justiça. Para o Sindicato da Indústria da Energia no Estado, trata-se de um tema a ser discutido pela União, não pelo município. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras não quis comentar a ação.

Publicidade
Publicidade