Chef francês cria instituto para formar jovens de baixa renda na cozinha

O chef francês Laurent Suaudeau, importante figura da alta gastronomia no Brasil, anunciou a criação de um instituto para a formação de jovens entre 16 e 21 anos de baixa renda.

O chef, que tem uma escola de gastronomia com seu nome, no Jardim América, já vem fazendo o trabalho em menor escala há um ano e meio -atualmente, está na segunda turma.

Maria do Carmo/Folhapress
São Paulo, SP, Brasil. Revista. Papo de. Chef Laurent Suaudeu, na cozinha do seu espaco de eventos. (Foto: Maria do Carmo/ Folha Imagem)
O chef francês Laurent Suaudeu, em 2009

Os alunos, doze ao todo, são escolhidos em testes elaborados por ele (que envolvem até bater uma maionese após sua explicação). O curso dura um ano e as aulas acontecem uma vez por semana. Com o Instituto Laurent, o chef pretende aumentar de um para quatro o número de turmas anuais e ter aulas duas vezes por semana, a partir de cotas de patrocínio.

"Por causa da escola, vi muita gente que gostaria de estudar gastronomia, mas não tinha condições [financeiras]. Muitas vezes são talentos desconhecidos, grandes profissionais, muito ágeis. E restaurantes precisam disso", diz.

No curso, Suaudeau ensina as bases da cozinha. "O que entendemos como emulsão a frio e a quente, com ovo e sem, o que é um consomê, um creme, um caldo... Não são receitas. São métodos de trabalho."

A criação do instituto será oficializada em um jantar, na quarta-feira (9), em que o chef receberá a mais alta condecoração da França, a Ordem Nacional da Legião de Honra. Mais informações no site.

Publicidade
Publicidade