Veja dicas de utensílios para ter (ou improvisar) na hora de montar seu bar em casa

Ana Matsusaki
Ilustração de Ana Matsusaki
Ilustração de Ana Matsusaki

Faça da sua casa o balcão para brindes ou choros de amigos e parentes com essas dicas de utensílios para ter (ou improvisar) na hora de preparar ótimos coquetéis.

*

Clique ou pressione o dedo nos marcadores que surgem sobre a imagem abaixo e entenda para que serve cada utensílio do bar.

Veja dicas de utensílios para ter (ou improvisar) na hora de montar seu bar em casa

DOSADOR | A maioria dos drinques pede quantidades proporcionais de cada bebida utilizada. Como o negroni, que leva partes iguais de vermute, Campari e gim (e uma casca de laranja para aromatizar). Para controlar as quantidades aplicadas, usa-se o dosador, à venda em lojas. É possível improvisar com copinhos de cachaça.

COQUETELEIRA | Usada na mistura de coquetéis que levam em sua base bebidas que têm diferentes densidades. É o caso da tradicional piña colada. Na falta de uma coqueteleira, pode-se usar dois copos com as bocas voltadas uma para outra –e o conteúdo dentro, claro. "Se for fazer assim, tenha bastante cuidado", avisa o barman Andrea Ambrosano Jr., do IPO Bar.

PASSADOR | Serve para coar resquícios de fruta, gelo e outros resíduos de uma mistura antes de servi-la, extraindo, assim, apenas o líquido. É útil na preparação de drinques tipo 'sour' (como a margarita), em apple martínis e em bebidas que levam clara de ovo. "O ideal é que, além do passador, use-se uma peneira, fazendo a filtragem dupla. Mas um já quebra o galho", diz Ambrosano.

BAILARINA | É o nome dado à colher de cabo longo e cabeça pequena. Utilizada para movimentar a mistura em um "mixing glass", que nada mais é do que um copo alto usado com o propósito de mexer a receita –e serve como complemento à coqueteleira.

TÁBUA, FRUTAS E GELO | Cortar limões e laranjas na frente de quem vai receber seu drinque pode dar um charme a mais ao momento da preparação da bebida, e uma tábua para fatiar frutas pode ser uma boa. Mas isso pode ser resolvido na cozinha. Também há à venda formas próprias para se fazer gelos maiores, usados em alguns drinques por derreterem mais lentamente –e, assim, não deixando a bebida aguada.

COPOS | Ambrosano, do IPO Bar, na zona oeste, sugere que o bar amador tenha quatro tipos de copo: baixos, altos, taças e de cachaça ou shot. Os primeiros, muito comuns para tomar uísque, normalmente são usados para drinques como o old fashioned e o negroni. O segundo tipo combina com bebidas refrescantes e que levam líquidos espumantes, como o long island iced tea, o mojito e o gim tônica. Já taças de vinho e champanhe servem de base, respectivamente, para o aperol spritz (aperol, espumante, água com gás e laranja) e o mimosa (espumante e suco de laranja). Em bares de São Paulo, encontra-se gim tônica servidos em copos longos e em taças.

BEBIDAS | Para um bar amador, o barman do IPO sugere seis tipos de bebida: uma vodca, um gim, um rum, um licor, um vermute e um 'bitter' (como o Campari). "O licor pode ser um 'triple sec' (de laranja) que não seja tão doce. O vermute, por sua vez, é uma bebida bastante flexível e polivalente. A marca mais conhecida é a Martini. Já os bitters são bebidas amargas, feitas com infusão de especiarias, como o Angostura, usadas para aromatizar o coquetel, em pequenas aplicações", explica Ambrosano. Ele também sugere que se tenha opções como água com gás, tônica e refrigerante.

*

ACEITA UM DRINQUE?
Veja algumas receitas sugeridas para você fazer em casa:

Negroni
- 30 ml de gim
- 30 ml de Campari
- 30 ml de vermute tinto

Insira um drinque por vez no copo e, se preferir, mexa com uma colher. Corte uma tira de casca de laranja e torça-a de leve. Depois, coloque-a na bebida. Uma ideia interessante é passar a casca pela borda do copo, para deixar o drinque ainda mais aromatizado.

Americano
- 45 ml de Campari
- 45 ml de vermute tinto
- 60 ml de club soda

O preparo é semelhante ao do negroni. Monte o drinque inserindo uma dose por vez e deixando o club soda por último.

Moscou mule
- 60 ml de vodca
- 30 ml de suco de limão
- refrigerante de gengibre ou espuma de gengibre

Misturar a vodca e o suco de limão em um copo já gelado –o drinque costuma ser servido em canecas de cobre. Por último, completar com cerveja ou espuma de gengibre.

Publicidade
Publicidade