Em show gratuito, cantora sergipana Héloa lança álbum sobre própria história

"É um disco que fica entre lá e cá", afirma a cantora sergipana Héloa, 28, sobre o primeiro álbum, "Eu", que ela lança em São Paulo no próximo domingo (12), em apresentação gratuita no Itaú Cultural. Nascida em Aracaju, a artista se estabeleceu na capital paulista há pouco mais de um ano -e é justamente essa mudança que pauta o trabalho.

"Ele fala de movimento, de estrada, conexão e imersão." Com referências da cultura popular brasileira mescladas a sons de levada mais contemporânea, "Eu" está ligado à história da cantora.

Enaldo Valadares/Divulgação
A cantora sergipana Héloa lança em SP o primeiro disco da carreira
A cantora sergipana Héloa lança em SP o primeiro disco da carreira

As dez faixas são assinadas por compositores nordestinos, que "cantam suas memórias e saudades". Há uma escrita pela própria Héloa (batizada de "A Avenida") e canções de Daniel Groove, também produtor do álbum, e do músico Saulo Duarte -além de duas releituras, "Caravana", de Alceu Valença e Geraldo Azevedo, e "Crua", de Otto.

Com voz quente e o sotaque marcante, a cantora revela influências de nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. O álbum também tem reflexos das outras artes em que ela atua, a dança e a dramaturgia.

Da vivência como atriz, Héloa diz que extrai um processo de composição "mais roteirizado", em que é a personagem de suas letras ou a narradora da história de terceiros. "Componho visualizando as cenas que se passam na minha cabeça", diz.

Da dança, vêm inspirações para o estilo performático de suas apresentações. "No palco, me vejo como o desenho estético que imaginei para cada canção."

Itaú Cultural - Av. Paulista, 149, tel. 2168-1777. Dom. (12): 19h. 12 anos. Retirar ingresso com 1h de antecedência. GRÁTIS

*

ELEMENTOS DA FOTO

CONCRETO
O concreto da fábrica em Aracaju onde a foto foi tirada reflete a urbanidade de São Paulo

ESPELHO
O espelho remete à ideia do encontro, de se olhar de frente para encarar mudanças

OURO
O dourado do brilho que envolve o corpo da cantora é uma metáfora para o sol forte de sua Aracaju natal. "É um disco solar", diz ela.

Publicidade
Publicidade