Da grelha, no espeto e em rodízio, veja 17 restaurantes de carnes em SP que valem a visita

Com base nas avaliações dos críticos de gastronomia da Folha, a sãopaulo fez uma seleção de restaurantes especializados em carnes que valem a visita na cidade.

Além das casas mais bem avaliadas, a lista tem uma ou outra opção com base na tradição. Quando o apetite bater, é só ir a um desses locais.

*

AÇOUGUE CENTRAL
A casa de Alex Atala tem missão clara: servir cortes bovinos menos valorizados. O cardápio apresenta sugestões como filé de patinho (250 g) assado no calor da brasa. A carne pode ter como guarnição batata frita ou pupunha salteada na manteiga.

Carol Gherardi/Divulgação
O salão do Açougue Central, nova casa de Alex Atala na Vila Madalena
O salão do Açougue Central, nova casa de Alex Atala na Vila Madalena

Açougue Central. R. Girassol, 384, Vila Madalena, tel. 3095-8800

*

BARBACOA GRILL
A churrascaria tem unidades no Itaim, que trabalha com rodízio, e nos shoppings Morumbi e D&D, à la carte. O menu tem sugestões como a picanha baby, o prime-rib (parte do contrafilé com osso) e o t-bone. Há também peixes, galeto, cordeiro e javali, e farto bufê de pratos quentes e saladas.

Barbacoa Grill. R. Dr. Renato Paes de Barros, 65, Itaim Bibi, tel. 3168-5522

*

BRACIA PARRILLA
Na zona leste, a ampla casa (com varanda e área infantil) é especializada em churrasco à uruguaia, com cortes típicos dos pampas, grelha e parrilleiros do país vizinho. Entre as opções, há bife de chorizo e ancho. Há apresentação de tango com música ao vivo às quintas-feiras

Divulgação
O ambiente do Bracia Parrilla, na região do Tatuapé
O ambiente do Bracia Parrilla, na região do Tatuapé

Bracia Parrilla. R. Azevedo Soares, 1.008, Vila Gomes Cardim, tel. 2227-5510

*

COSTELA É O PONTO
A especialidade é o rodízio de costela de boi, em oito cortes. A carne, assada no bafo por 40 horas, pode ser ser­vida com 14 acompanhamentos -entre os quais feijão tropeiro, couve refogada e polenta frita.

Costela É o Ponto. Av. dos Imarés, 750, Indianópolis, tel. 5096-3213

*

DINHO'S
Os bufês brilham na casa fundada em 1960: de feijoada às quartas e aos sábados, de peixes e frutos do mar às sextas e de grelhados nos outros dias. Carnes são servidas à la carte em qualquer dia.

Dinho's. Al. Santos, 45, Cerq. César, tel. 3016-5333

*

EL TRANVÍA
A casa aposta nas carnes grelhadas à moda uruguaia, com cortes nobres, como bife ancho e de tira, além dos miúdos do boi. Vale provar a picanha e o carré de cordeiro.

El Tranvía. R. Cons. Brotero, 903, S. Cecília, tel. 3664-8313

*

FOGO DE CHÃO
Churrascaria em sistema de rodízio nos moldes tradicionais, guarda a ambientação folclórica –salão como um galpão gaúcho e garçons de bombacha– nas cinco unidades paulistanas.

Helena Peixoto/Folhapress
Bife ancho servido no Fogo de Chão
Bife ancho servido no Fogo de Chão

Fogo de Chão. Av. Sto. Amaro, 6.824, Santo Amaro, tel. 5524-0500

*

LE CHEF BOUCHER
As duas unidades do Chef Rouge foram separadas e esta foi rebatizada como Le Chef Boucher. O menu, simplificado, fez com que a casa tenha se tornado uma espécie de churrascaria à francesa. Há opções como o steak au poivre e a picanha de cordeiro.

Le Chef Boucher. MorumbiShopping. Av. Roque Petroni Jr., 1.089, loja 51, Jardim das Acácias, tel. 5181-8749

*

MARTÍN FIERRO
Dos antigos donos do bar Empa­nadas, o restaurante foi um dos pri­meiros a investir em parrilla na cidade, nos anos 1980. Além das empanadas para começar a refeição, oferece cortes típicos portenhos, como o bife de chorizo, preparados na brasa.

Martín Fierro. R. Aspicuelta, 683, Vila Madalena, tel. 3814-6747

*

NB STEAK HOUSE
A casa funciona em sistema de rodízio, com preço fixo, mas poucos cortes circulam no espeto. A maioria deles chega à mesa porcionada e em travessas, conforme o pedido do cliente. O mesmo se dá com os acompanhamentos (não há bufê).

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Corte de bife ancho com salada Mix Tropical servido no NB Steak House
Corte de bife ancho com salada Mix Tropical servido no NB Steak House

NB Steak House. Av. Brig. Faria Lima, 140, Pinheiros, tel. 3031-1204

*

O BRAZEIRO
Os espetos de grelhados ficam à vista logo na entrada desta tradicional galeteria, de salão simples, com azulejos nas paredes e toalhas quadriculadas. Os galetos são servidos com farofa e molho de cebola.

Gabriel Cabral/Folhapress
Galeto servido no restaurante O Brazeiro
Galeto servido no restaurante O Brazeiro

O Brazeiro. R. Luís Góis, 843, Mirandópolis, tel. 2275-7139

*

REI DO FILET
Aberto em 1914 na praça Júlio de Mesquita, o restaurante era frequentado pela boemia paulistana. No cardápio, mantido rigorosamente igual até hoje, reina o espesso filé-mignon, preparado na frigideira com alho.

Rei do Filet. Pça. Júlio de Mesquita, 175, Santa Efigênia, tel. 3221-8066

*

RODEIO
Aberto em 1958, o restaurante foi um dos primeiros a aportar nos Jardins. O cardápio traz especialidades como o pão de queijo, assado logo antes de ir à mesa, e a picanha fatiada, preparada na frente do cliente.

Rodeio. R. Haddock Lobo, 1.498, Cerq. César, tel. 3474-1333

*

RUBAIYAT
Referência quando o assunto é churrasco, o grupo Rubaiyat serve carnes de um criadouro próprio -um ou outro corte vêm da Argentina, do Uruguai e da Austrália. As opções, como o Kobe beef, são servidas à la carte. A rede tem ainda uma unidade na av. Brig. Faria Lima e o tradicional A Figueira, na r. Haddock Lobo.

Rubaiyat. Al. Santos, 86, Cerqueira César, tel. 3170-5100

*

TEMPLO DA CARNE MARCOS BASSI
Na churrascaria da família Bassi, comandanda por Tatiana (filha de Marcos), circulam cortes à la carte, a exemplo do bombom de alcatra e da bisteca à fiorentina. No espeto aparecem opções generosas, que servem até quatro pessoas. Guarnições são à parte.

Elvis Fernandes/Divulgação
Bife de chorizo com farofa e arroz do cozinheiro, prato do Templo da Carne - Marcos Bassi
Bife de chorizo com farofa e arroz do cozinheiro, prato do Templo da Carne - Marcos Bassi

Templo da Carne Marcos Bassi. R. 13 de Maio, 668, Bela Vista, tel. 3288-7045

*

VARANDA GRILL
Sylvio Lazzarini, proprietário do estabelecimento aberto em 1996, é especialista em carnes. No comando da cozinha está seu filho, o chef Fábio Lazzarini e de lá saem cortes brasileiros, argentinos e americanos, servidos à la carte. Sugestões como tenderloin, new york steak e rib eye são as mais pedidas.

Varanda Grill. R. Gen. Mena Barreto, 793, Jardim Paulista, tel. 3887-8870

*

VENTO HARAGANO
Vestidos em traje gaúcho (com bombacha), os garçons circulam pelo salão com mais de 25 cortes de carne, entre eles javali com geleia de jabuticaba, picanha com alho e contrafilé argentino. Os clientes se servem de saladas no bufê; guarnições quentes (inclusas no rodízio) são servidas à mesa.

Vento Haragano. Av. Rebouças, 1.001, Cerqueira César, tel. 3083-4265

Publicidade
Publicidade