Entenda as diferenças entre os tipos de açúcar e os adoçantes naturais

Entenda as diferenças entre açúcares e adoçantes naturais e descubra quais podem levar mais ou menos sabor à cozinha. Confira a seguir.

*

BAUNILHADO
É um açúcar refinado comum, mas aromatizado com sabor de baunilha, o que deixa com gosto mais doce e perfumado. É indicado para coberturas, tortas e receitas geladas.

-

DEMERARA
É um meio termo entre o açúcar refinado e o mascavo: passa por um refinamento leve, o que preserva nutrientes. Contém as mesmas calorias e sabor próximo ao do açúcar tradicional.

-

MASCAVO
Com origem na cana, não passa por refinamento. Com isso, traz alguns nutrientes a mais do que o refinado, como minerais, mas em baixa quantidade. Seu sabor é mais forte.

-

CALDA DE AGAVE
Produzida com base na agave, planta típica do México, contém frutose. Tem poder de adoçar mais forte que o açúcar refinado e índice glicêmico menor, o que aumenta a saciedade.

-

MEL
Produzido pelas abelhas a partir do pólen, tem gosto frutado. Como parte dele é composta de água, tem menos calorias na comparação com o açúcar. Tem o dobro do poder adoçante do açúcar. Bom para sucos, mas não para café.

-

MELADO DE CANA
Opção para veganos substituírem o mel. É um subproduto do preparo do açúcar de cana, que não passa por refinamento e, assim, preserva nutrientes. Por ter água em sua composição, soma menos calorias na comparação com o açúcar branco.

-

Com informações da nutricionista Tânia Rodrigues.

Publicidade
Publicidade