Está sem dinheiro? Aprenda a fazer as unhas em casa sem ajuda

A grana está curta? Manicure não tem agenda? Aproveite o domingão para dar um jeitinho nas unhas. Veja as dicas dadas pela manicure Eliane Sampaio, do MG Hair, que cuida das próprias mãos.

*

1. LIXA
O formato amendoado está na moda. Lixe as laterais em formato de triangulo e arredonde as pontas.

2. CREME E ÁGUA
Em cada dedo, passe uma gota de creme amolecedor de cutícula. Borrife água com spray (é um truque para substituir o potinho com água).

3. ESPÁTULA
O segredo da cutícula bem tirada, que não levanta pelinhas, é empurrar bem, para descolar a pele da unha.

4. ALICATE
Precisa estar bem afiado. A manicure indica afiar a cada três meses. O utensílio cego machuca mais do que o afiado.

5. BASE
Passe a base nas unhas e deixe borrar propositalmente ao redor. Isso também ajuda na limpeza.

6. ESMALTE
Passe a 1ª camada de esmalte nas unhas, sem limpar os borrões. Na 2ª, limpe com um palito (sem algodão).

7. PALITO
"Não use o palito em pé, mas sim meio deitado (45°), para ele passar levemente por baixo da unha".

8. ACETONA
Passe o extra-brilho e aplique óleo secante (esse truque evita que os dedos fiquem borrados).

9. ESTRAGOU?
Passe o algodão seco e retoque onde o esmalte amassou ou saiu. Espere secar um pouco e passe o extra-brilho.

*

Cortar ou não cortar?

A maioria dos dermatologistas torce o nariz para o alicatinho. "A cutícula funciona como uma proteção natural da unha e deve ser mantida. O Brasil é um dos poucos países onde existe a cultura de tirar a cutícula", afirma a dermatologista Carla Vidal.

A manicure Nayra Gonçalves Fachinetti, da D-Unhas, conquistou muitas clientes durante os anos que morou na Espanha exatamente por conta do alicate. Com o tempo, aderiu ao método europeu de apenas empurrar as cutículas. "Não tiro a minha cutícula há muitos anos. Um truque é empurrar durante o banho. Quanto menos tira, menos elas crescem", diz a manicure, que agora faz sucesso por ter aposentado o alicate.

*

Cores para 2017

Os esmaltes com efeito metalizados são a grande aposta das marcas para o ano. "Assim como nos lábios e nos olhos, o efeito metalizados é uma forte tendência também em esmaltes", afirma Marcella Nogueira, gerente de categoria e maquiagem da Quem Disse, Berenice?.

A diretora de marketing da Risqué, Regiane Bueno, afirma que os tons de dourado e chumbo devem ser os mais pedidos entre os metalizados. "Além desses tons, o rosa também promete despontar como tendência. Apesar de ser uma cor recorrente nas temporadas de moda, nessa, em específico, o tom evolui para algo mais intenso e vibrante e deve ser uma das cores preferidas nos salões."

Nos últimos lançamentos, as marcas trouxeram vários tons de nude, para combinar com toda cor de pele. Regina diz que o nude já virou um clássico (ao lado do vermelho e do "branquinho"). "O sucesso é tanto que, segundo o Google, essa é a cor de esmalte mais procurada na internet", afirma.

Publicidade
Publicidade