Bike'n Beer e outros 150 grupos de bike para explorar as ruas de São Paulo

O nome do grupo é "Bike'n Beer". O dia da semana é terça. O ponto de encontro, uma esquina nos Jardins. A hora marcada para a saída, 21h30. Os ciclistas começam a chegar uma hora antes.

"Aqui tem empresário, desempregado, dentista, careta, louco", diz o publicitário Celso Vidal, 67, o "véio". "Sou o mais velho do pedal", justifica. "Minha vida mudou com a bike. Eu vou ao médico e ele fala: 'Vai embora daqui! Se eu fosse depender de você, ia à falência'."

Vidal pedala cerca de 200 km por semana. Ele participa de diferentes grupos de night-bikers, que saem de segunda a quinta. "Ano passado, pedalei 9.800 km. Vou aos encontros da turma do colégio e um está com três pontes de safena, o outro diabético, um barrigudo, o outro careca. Nem vou mais, me deprime."

A vida antes da bicicleta, diz ele, era bem diferente. "Tinha me separado, bebia, saía na noite, tocava minha vida sem muito ânimo. Comecei a pedalar sozinho no parque Ibirapuera, conheci uma pessoa, combinei pedaladas, fui mudando os amigos. Hoje, só tenho amigo de bike. Minhas duas filhas já sabem: sair para jantar comigo é só na sexta, o dia em que descanso, ou no domingo à noite."

O "Bike'n Beer" tem em média 80 participantes. Gente nova que pede licença para pedalar é recebida com alegria. "Claro que pode! Isso aqui é como coração de mãe!", diz Vidal.

Considerado de nível médio de dificuldade (na quinta o ritmo é mais pesado), o grupo faz pedaladas de 20 km a 40 km pelas ruas de São Paulo. O tempo de duração é de cerca de duas horas. Depois de muito pedal chega a hora da cerveja. O fim da rota é em um bar ali ao lado do ponto de encontro.

"Tem a parte física, mas o melhor de tudo é a integração. Você une o exercício com o social", diz o consultor Ricardo Pezati, 51, que também participa do grupo.

Ao todo, há na cidade cerca de 150 grupos de pedal organizados. A maioria promove mais de uma pedalada por semana, com níveis de dificuldade diferentes. Tem para todo mundo: leve, mediano, forte, muito forte.

Cada grupo tem suas próprias regras. O bom humor é ingrediente necessário para aderir a qualquer grupo. Afinal, o pessoal está a fim de se encontrar para explorar a cidade de bicicleta e se exercitar, mas também, e principalmente, se divertir.

*

ENCONTRE SUA TURMA

BIKE'N BEER
Saída: ter. e qui., 21h30, do cruzamento das alamedas Joaquim Eugênio de Lima e Lorena

BIKE CLUBE SP
Saída: seg. e qui., 21h, da Bike Veló (r. Ribeirão Claro, 26)

PEDAL PAULISTA
Saída: seg. e qui., 21h, da Sunny Bikes (av. Morumbi, 7.884, tel. 4119-4569)

SAMBA BIKERS
Saída: qua., 21h, da pizzaria Camelo (av. Pres. Juscelino Kubitschek, 151)

Publicidade
Publicidade