Fotógrafo publica livro com histórias de moradores de rua e seus cães

Rodrigo Fortes

Ele tinha uma pergunta na cabeça e uma câmera na mão. Como é a vida dos cães que moram nas ruas? Foi assim que o fotógrafo Eduardo Leporo, 44, morador do centro paulistano, transformou o incômodo de conviver com a miséria em combustível para a busca de respostas.

Ao longo de três anos, ele acompanhou a vida de moradores de rua e seus cães pela cidade de São Paulo. E onde se imagina que falte tudo, Leporo encontrou solidariedade, gentileza, amor.
"Alguns deles não têm nem chinelo, mas garantem uma caminha e um cobertor para o animal, que muitas vezes é a única companhia", diz o fotógrafo.

Há histórias de vida: cães que nasceram e morreram na rua, após 16 anos com o mesmo dono. Há as que causam indignação: como a revelação de que com frequência os animais são roubados de seus donos sem-teto.
As dezenas de imagens e histórias captadas nas ruas logo viraram uma exposição. Depois, um livro, "Moradores de Rua e Seus Cães", publicado com a ajuda dos financiamentos públicos que tomam a internet.
E foi aí que personagens, antes anônimos, passaram a protagonistas da própria história.

Edu Leporo/divulgação
Fotos do livro serão expostas a partir do dia 6 no teatro Adamastor, em Guarulhos

Parte da renda obtida com a venda dos livros (somada a doações feitas por pessoas físicas e jurídicas) tem financiado ações para mudar a rotina dessa população de rua. Ao longo do ano passado, foram ao menos dez intervenções, com oferta de roupas, cobertores, banho, refeições e cuidados com a saúde (para humanos e animais).

Neste ano, os planos de Leporo são levar a mostra para mais Estados (as fotos já passaram pelo Rio Grande do Norte) e transformar o projeto Moradores de Rua e Seus Cães numa organização não-governamental para promover o bem-estar dessas comunidades.

Para isso, claro, precisa de braços, pernas, corações e recursos para engrossar essa corrente do bem. Não há dúvida de que a miséria dói em muitos de nós. Mas o que você fez nos últimos meses para sair do incômodo à ação? Bom... está aí mais uma chance.

Saiba mais: O livro é vendido por R$ 72 em goo.gl/K3glvX. Neste domingo (23), a partir das 15h, o autor da obra fotografará cães e seus donos no poste 31 do Minhocão. O registro custará R$ 30, valor que será revertido para ações de castração.

Publicidade
Publicidade