Casa Natura abre na quinta em Pinheiros com música e petiscos brasileiros

Tradicional ponto de festa da cidade, tanto nas ruas durante o Carnaval como nos bares e restaurantes nos outros dias do ano -sem falar no seu mercadão, Pinheiros receberá um novo local de diversão, desta vez musical.

Na próxima quinta (11), o bairro ganhará a Casa Natura Musical, espaço dedicado à música brasileira e com palco voltado para as ruas dos Pinheiros e Arthur de Azevedo —perto dos famosos Arturito e Feed Fod e do Finnegan's, antro da paquera madura.

O espaço promete juntar shows de nomes novatos e veteranos da música brasileira com pratos e petiscos inspirados na culinária nacional. O cardápio, criado pela chef Morena Leite, terá pastéis de mortadela e rolinhos de vatapá, entre outros itens.

"Quero parar o trânsito de novo", brinca Edgard Radesca, 70, um dos sócios, ao lado do empresário Paulinho Rosa, 49, e da cantora Vanessa da Mata, 42. Os três planejam trazer shows gratuitos ao palco voltado para a rua. Radesca também é sócio do Bourbon Street, em Moema, que faz eventos ao ar livre.

A nova casa é fruto de parcerias de longa data. Paulinho conheceu Radesca ao ser chamado por um amigo em comum para ser sócio do Tom Jazz, espaço de shows na avenida Angélica que se consagrou na década passada. Os dois saíram da sociedade bem antes de o local fechar, no ano passado, e mantiveram a amizade e o plano de criar um palco dedicado à música brasileira.

Em 2013, Paulinho, dono da casa de shows Canto da Ema, também em Pinheiros, viu um prédio vago no bairro e se interessou. "Antes aqui era uma loja. Resolvi alugar mesmo sem um plano definido. Logo depois, fui jantar com o Radesca, falei que tinha um lugar para nossa ideia e ele topou", conta.

Em seguida, Paulinho levou a proposta para Vanessa, que cantou forró no início da carreira. "Há muito tempo tinha a ideia de ter um espaço com abertura para a música folclórica, para mostrar de onde vieram as influências de Gilberto Gil, como a chula baiana, por exemplo", conta a cantora, que mora no Rio, mas mantém uma casa na mesma rua Arthur de Azevedo.

"Queremos ser um espaço de lançamento e divulgação para novos nomes da música brasileira de qualidade", resume Paulinho.

O espaço pretende receber também cantores e bandas que não estouraram, mas contam com boa parcela de fãs. "Queremos fazer parcerias com mais empresas, como a Natura, para poder ter um ingresso acessível para shows de artistas que ainda não atraem grande público", diz Radesca.

Para essa missão, o porte médio da casa é um ponto forte: pode receber até mil pessoas. Além dos estreantes, a programação terá nomes consagrados da MPB, em shows nos quais "todo mundo conseguirá ver o artista de perto", como frisa Paulinho.

Marcus Leoni - 24.fev.2017/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 24.02.17 19h Apresentacao de Maracatu na abertura do Carnaval de Recife. Lenine se apresenta com o Grupo Voz Nago. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress, COTIDIANO)
Lenine fará show inaugural da casa, na quinta (11); ingressos partem de R$ 100

HORTA NO TELHADO

Na entrada da Casa, há um café que funcionará diariamente. Junto à bilheteria, haverá uma loja para experimentar produtos da Natura, dona dos "naming rights" do espaço e que ajudará na curadoria. A plateia tem formato triangular: é mais larga na frente e vai se afunilando no fundo, de modo a evitar pontos cegos.

O interior, assinado por Vitor Penha, tem paredes revestidas por taipa e por plantas. Literalmente dentro do palco, há dois camarotes, sendo um deles só para convidados de patrocinadores. "Será possível ver o artista se preparando antes das cortinas abrirem", conta Radesca.

No telhado, há uma área aberta para fumantes com vista para Pinheiros. Nas próximas semanas, parte dele receberá painéis solares e uma horta, para abastecer a cozinha comandada pelo bufê Capim Santo, da chef Morena Leite, conhecida de longa data de Raduan.

"Um dia sai de carro com minha mulher para explorar o litoral da Bahia e achamos um restaurante em Trancoso que tinha uma sobremesa muito boa. Tanto que a Célia repetiu três vezes. A chef saiu da cozinha para ver quem tinha pedido tanto aquele doce. Era a Morena", lembra Radesca.

Baseado em ingredientes brasileiros, o menu da nova casa terá opções para jantar e petiscar durante a apresentação, como rolinho de vatapá e pastel de mortadela. "Mas os garçons não vão passar entre as mesas para cobrar enquanto o artista termina o show. O pagamento será na saída", diz Vanessa. E não será preciso ir embora depois do bis: a casa continuará aberta depois que os cantores partirem, com a promessa de atender "até o último cliente".

*

ALGUNS ITENS DO CARDÁPIO DA CASA:

  • Rolinho de vatapá com vinagrete
  • Croquete de linguiça com molho de laranja
  • Ceviche de peixe com leite de castanha do Pará
  • Mini-terrine de burrata com chutney de tomate
  • Pasteis de queijo e de mortadela

*

PRIMEIROS SHOWS

11/5 - Lenine
12/5 - Baby do Brasil
13/5 - Mart'nália
18/5 - O Terno convida Tulipa Ruiz
20/5 - Tom Zé
25/5 - 5 a Seco
26 e 27/5 - Vanessa da Mata

Ingr.: a partir de R$ 100, à venda pelo site casanaturamusical.com.br.

Publicidade
Publicidade