Chef de escola francesa faz cozinha de produto em botecão na Barra Funda

No meio da tarde os caixotes cobertos de gelo são entregues. Em um deles, há sororoca para um escabeche. No outro, sarnambi, um marisco branco, para preparar na manteiga, com um pouco de vinho branco. O sargo, um peixão robusto, vai ser servido com purê de couve-flor.

Quando chegam os ingredientes, o chef Rodrigo Felício decide as três receitas semanais do Capivara, bar na Barra Funda que funcionava em testes há um ano e que um mês atrás foi aberto oficialmente.

Naquele pequenino galpão de paredes amarelas e portão de aço, as poucas mesas são coletivas e a decoração é improvisada. "Não tem ambiente. Mas é agradável", define o chef. "O bairro funciona como um filtro [para frequentadores]. Aqui dentro, há um outro." Felício se refere ao "viés politizado da casa". "Não visamos o lucro, não há uma rigidez militar, nem subserviência." Nesse lugar informal, ele faz os preparos à vista do visitante, com a ajuda de uma única cozinheira.

Músico erudito, Felício tocava piano quando partiu para Paris "na porra louquice" e acabou no estrelado L'Espadon do hotel Ritz. De volta ao Brasil, passou por La Casserole, Brasserie de Erick Jacquin e D.O.M.. Decidiu então ter sua própria cozinha, montada aos poucos, com a renda de almoços aos sábados, no simples imóvel da Barra Funda.

Ao conhecer os produtos de Cauê Tessuto, d'A Peixaria, que fornece peixes muito frescos para restaurantes, decidiu tornar essa sua principal matéria-prima. Os legumes, ele busca em feiras orgânicas. Costuma servir carnes mais delicadas ao vapor e também algum peixe cru temperado, em estilo japonês.

No Capivara são atendidos diariamente 40 clientes -três receitas (não há aqui o conceito de entrada e prato) servem bem duas pessoas. Os preços variam entre R$ 18 e R$ 50, a depender do ingrediente. Para finalizar a refeição, em vez de sobremesa, há queijos brasileiros e compotas.

Capivara Bar. R. Dr. Ribeiro de Almeida, 157, Barra Funda. Ter. a qui., das 19h às 23h30; sáb., a partir das 12h (até acabarem as porções). instagram.com/capivarabar

Publicidade
Publicidade