Fez frio? Veja receitas para fazer um fondue tradicional e uma versão abrasileirada

Bons amigos em torno de uma panela de queijo quente. Um pouco de bebida, um toque de tempero e fatias de um saboroso pão. Essa é a essência do fondue.

Sabendo um pouco mais de cada elemento do preparo, com dicas dos especialistas Cristina Häfeli (do Florina, casa voltada à receita suíça) e Bruno Cabral (do Mestre Queijeiro, estudioso de queijos e dono de uma versão brasileira de fondue), você pode arriscar sua própria combinação de ingredientes.

Editoria de Arte
ilustração do Para Comer de 30.jul.2017
(articleGraphicCaption).

QUEIJOS
Para uma receita tradicional, mescle emmenthal (200 g) e gruyère (200 g). Para abrasileirar, tente outra combinação: um queijo de volume, como Minas, Canastra de dez dias ou Araxá (200 g). Um queijo de textura, mais elástico, como raclete mineiro (120 g). E um queijo intenso em sabor, como parmesão da Mantiqueira (80 g). Requeijão ajuda na liga.

ESPECIARIAS E TEMPEROS
O dente de alho cortado na metade unta a panela e deixa ali um pouco de sabor e aroma. O próximo tempero vai só no final da receita: um pouco de noz-moscada ou pimenta-do-reino moída na hora, no cantinho do prato, para passar o pão mergulhado no queijo.

BEBIDA
Na receita tradicional, o vinho branco (200 ml) é o primeiro item a entrar na panela. Depois, aos poucos, vêm os queijos. Um cálice de kirsch (destilado de cereja) dá o ponto -e pode ser substituído por grapa (aguardente de uva). Na versão brasileira, use cachaça branca (20 ml). Ela deve ser a primeira a entrar na panela, com tempo para o álcool evaporar.

ACOMPANHAMENTO
Sirva mais de um tipo de pão, em quadradinhos. Experimente também batatinhas cozidas, couve-flor, cenoura e brócolis bem al dente, picles, presunto cru, bresaola, salaminho...

Publicidade
Publicidade