Eventos em SP reúnem amantes de vinho e surfam no aumento do consumo no inverno

Caíram as temperaturas e deu vontade de tomar aquela tacinha de vinho? Você não está sozinho. Para o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), o comércio da bebida nacional aumenta no inverno em relação ao verão —em média, saltou 40% de 2012 para cá. São Paulo lidera o destino das garrafas.

Essa lógica também se aplica ao importados, segundo Adilson Carvalhal Junior, presidente da Abba (Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas). "Nesta época, observamos que o vinho, em especial o tinto, ganha uma notoriedade maior por causa do clima."

No frio, a venda chega a dobrar ou até triplicar. "É quando o consumidor com mais receio vem experimentar", conta o sommelier João Renato da Silva, do bar Ovo e Uva, coordenador do Festival Vinho no Boteco.

Em sua primeira edição, o evento vai vender garrafas e taças com descontos de 30% a 40%, em sete wine-bares, de 3 a 13 de agosto. A ideia é atrair clientes para atacar a sensação de que se gasta muito quando o assunto é vinho.

Não é só o preço, porém, que afugenta consumidores: é também a carapuça de ser uma bebida pedante. "Às vezes, a carta de vinhos é complexa ou o sommelier é arrogante. Precisamos ser democráticos", analisa Silva.
Iniciativas para deixar preconceitos e formalidades de lado pipocam pela cidade.

Agora com ponto fixo, o Los Mendozitos ficou famoso por percorrer São Paulo vendendo vinhos em trailers, bikes e carrinhos.

À frente da Naturebas, feira de vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, Lis Cereja diz que a bebida "é muito mais informal". Afirma: "Queremos mostrar que ela tem uma face descontraída e engajada".

Vinhos nacionais são outro terreno onde é preciso quebrar barreiras. "O brasileiro não consome o que é feito no país. Ainda tem gente que vem aqui e torce o nariz quando descobre que não servimos lambrusco", diz Igor Colleta, sommelier do Red Buteco.

Caso não esteja convencido a dar uma chance à bebida, preparamos um pequeno manual, que mostra as "personalidades" das principais uvas e regiões produtoras do mundo, com ajuda da sommelière Alexandra Corvo, da escola Ciclo das Vinhas, onde o número de alunos não especializados cresce há dez anos.

Quem sabe não chegou a hora de encontrar um vinho para chamar de seu "crush"?

*

PARA BATER TAÇAS

Festival de Vinhos do Shopping Pátio Higienópolis
Vinícolas e importadoras fazem degustação no vão central. O ingresso (R$ 100) é revertido em créditos para compra na Emporium Dinis
QUANDO 9 a 11 de agosto, das 17h às 22h
ONDE Shopping Pátio Higienópolis. Av. Higienópolis, 618, Higienópolis

Festival Vinho no Boteco
Garrafas e taças com descontos de 30 a 40% em sete endereços da cidade
QUANDO de 3 a 13 de agosto
ONDE festivalvinhonoboteco.com.br

*

Confira mais dicas para brindar:

Veja 40 sugestões de diferentes tipos de vinhos com bom custo benefício ou para ocasiões especiais

Organizadores de feira de vinhos tiram a roupa para divulgar bebidas orgânicas e biodinâmicas

Conheça as diferenças entre vinhos de diferentes lugares do mundo e faça bonito nas conversas

Confira oito lugares para experimentar vinhos nacionais e estrangeiros em SP

Blend? Tanino? Terroir? Fique fluente no idioma dos vinhos conhecendo alguns termos usados

Publicidade
Publicidade