Crise não reduz ritmo de inaugurações de shoppings em São Paulo, mas adia projetos

A crise não alterou o ritmo de abertura de novos shoppings na cidade de São Paulo, de acordo com dados da Abrasce, a associação do setor. Desde 2008, a capital ganha entre um e dois empreendimentos por ano. Somente em 2014 não houve inaugurações.

Neste ano, foi aberto um novo shopping, o Jardim Pamplona, nos Jardins. Para o ano que vem, está prevista a chegada de mais um: o Parque da Cidade, na Chácara Itaim, zona sul.

Inaugurado em julho a partir da ampliação de um prédio do Carrefour, o Jardim Pamplona tem 80 lojas, das quais 24 já funcionam.

Em outubro, será entregue a expansão do shopping Metrô Itaquera, com mais 150 lojas, incluindo Daiso Japan, Riachuelo e Taco Bell.

Inaugurações de shoppings - Na cidade de São Paulo na última década

Para o segundo semestre de 2018, está prevista a estreia do Parque da Cidade, com 120 lojas e destaque para gastronomia, entretenimento e moda. Ele fará parte de um conjunto de edifícios na marginal Pinheiros, com residências e escritórios.

Outros dois projetos programados para 2018, entretanto, tiveram as obras adiadas e não têm mais data de abertura: o Cosmopolitano, no Cambuci, e o Estação Jardim, no Itaim Paulista, extremo leste paulistano.

Para 2019, a expectativa é a entrega do Cidade Jardim Shops, no ponto do antigo restaurante Fasano, na rua Haddock Lobo. Projetada pela JHSF, do shopping Cidade Jardim, a obra foi anunciada em 2013, mas ainda não começou. A construtora planeja iniciá-la até o fim deste ano.

Apesar dos planos que sofreram atraso, o setor registra números positivos. "No ano passado, os shoppings no Estado de São Paulo receberam mais de 160 milhões de visitantes por mês e tiveram vendas estimadas em quase R$ 58 bilhões, aumento de 5% quando comparado aos números de 2015", diz Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Enquanto as novidades não chegam, confira aqui mais de 50 espaços para visitar.

Publicidade
Publicidade