Shoppings do ABC atraem paulistanos com marcas badaladas e atrações de lazer

Um dos principais clichês propagados sobre paulistanos é que shoppings são a nossa praia. Mas essa ideia não se restringe à capital. O trio Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano e as cidades de Diadema e Mauá concentram 13 centros de compra, quatro deles abertos nesta década.

"Os moradores daqui sempre precisavam se deslocar até São Paulo se quisessem comprar em lojas de marcas consagradas ou ir a um bom restaurante", conta Renata Belardinucci, gerente de marketing do ParkShopping São Caetano.

Voltado para as classes A e B do município, a 14 quilômetros da capital, o espaço foi aberto em 2011, levando uma série de estreias para o ABC. Entre as novidades estavam Zara, Animale, H.Stern, Le Lis Blanc e o supermercado St. Marche.

O empreendimento exibe ainda grifes gastronômicas, como o francês L'entrecôte de Paris, a pizzaria Maremonti e os hambúrgueres do The Fifties.

"Da nossa parte, existe um esforço para que as pessoas fiquem por aqui", diz Renata. Além dos são-caetenenses, uma parcela dos clientes sai de bairros paulistanos do entorno, como Mooca, Vila Prudente e Saúde.

CONCORRÊNCIA

O seu concorrente na região é o Golden Square, inaugurado em São Bernardo em 2013. O espaço tem elementos mais modernos, como a fachada envidraçada, o estacionamento sinalizado eletronicamente e a política pet-friendly (de permitir a entrada de animais).

O shopping reforçou o time com outras marcas "novatas" no ABC, como a fast-fashion Forever 21 e a carioca Farm, além de acomodar uma Zara com 2.600 metros quadrados, uma das maiores da rede no país.

Outro enfoque é na agenda de eventos, especialmente infantis. Em julho, o show do Mundo Bita, animação do Discovery Kids, atraiu público até de bairros mais distantes, como Morumbi e Pinheiros. "Nosso foco não é ser apenas um centro de compras, mas de convivência para a família", diz o superintendente, Carlos Galvão.

Para não ficar para trás, os shoppings mais tradicionais se modernizaram. Maior centro de compras do ABC, com 340 lojas, o Grand Plaza, em Santo André, passou por uma expansão há cinco anos, aumentando em 40% o número de estabelecimentos.

"Temos um fluxo mensal de 1,5 milhão de pessoas. Metade do ABC passa por aqui", estima o superintendente, Marcelo Krob.

Completando duas décadas de funcionamento neste ano, o centro de compras lançou a ferramenta on-line On -um site em que o cliente, pelo celular, se cadastra e usufrui de facilidades, entre as quais o pagamento do estacionamento, a compra de ingressos do cinema e algumas ofertas exclusivas.

Para isso, foi necessário trocar todo o wifi do empreendimento, que ganhou uma internet com alta velocidade. Em tempos de crise (e de smartphones), vale tudo na disputa pelo cliente.

*

GPS

A distância e o tempo da Praça da Sé até os centros de compra.

Em São Caetano do Sul (a 14 km)

ParkShopping São Caetano
De carro: 30 min.

Al. Terracota, 545, São Caetano do Sul, tel. 4003-4174. Seg. a sáb.: 10h30 às 22h30. Dom.: 14h às 20h. Estac. a partir de R$ 7.

-

Em São Bernardo do Campo (a 19 km)

Golden Square
De carro: 36 min.

Av. Kennedy, 700, São Bernardo do Campo, tel. 3135-4000. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom. e feriados: 14h às 20h. Estac. a partir de R$ 8.

-

Em Santo André (a 24 km)

Grand Plaza Shopping
De carro: 39 min.

Av. Industrial, 600, Santo André, tel. 4437-5000. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom. : 14h às 20h. Estac. a partir de R$ 8.

Publicidade
Publicidade