Rabino David Weitman indica locais em São Paulo para se sentir em Israel

O rabino David Weitman, 63, dá dicas do que fazer em São Paulo. Morador de Higienópolis, na região central, ele mostra lugares onde é possível se sentir um pouco em Israel. Confira

*

1. Memorial da Imigração Judaica
O Brasil acolheu muito bem os imigrantes, e a comunidade judaica achou aqui um refúgio para praticar a sua religião. O memorial fica no prédio da primeira sinagoga do Estado, Kehilat Israel, e traz um pouco da memória dos judeus por meio de objetos raros, documentos, fotos e recursos multimídia.

R. da Graça, 160, Bom Retiro, tel. 3331-4507

Danilo Verpa/Folhapress
Fotos no Memorial da Imigração Judaica, no prédio da primeira sinagoga do Estado
Fotos no Memorial da Imigração Judaica, no prédio da primeira sinagoga do Estado

-

2. Grande Sinagoga do Bom Retiro
Foi a segunda sinagoga da cidade. Ali está preservada a arquitetura original da reforma de 1950, com vitrais que emulam as obras de Marc Chagall. A arca foi refeita recentemente por artistas de Israel. No local, também é possível ver duas obras do artista israelense Gershon Knispel: uma sobre a Inquisição e o renascimento do judaísmo e outra sobre o Holocausto e as Revoltas dos Guetos.

R. Newton Prado, 76, Bom Retiro, tel. 3334-2977

-

3. Celadon e Sushi Papaia
A comunidade judaica de Higienópolis se encontra no Sushi Papaia e no Celadon. Ambos respeitam as leis da alimentação kosher (em concordância com os preceitos religiosos judaicos mencionados nos dois livros da Torá e na lei oral). O Sushi Papaia oferece culinária japonesa. Já o Celadon possui cardápio variado, de pizzas a peixe.

Sushi Papaia. Pça. Vilaboim, 31, Higienópolis, tel. 3824-0400

Celadon. Pça. Vilaboim, 73, Higienópolis, tel. 2738-1500

-

4. Bom Prato da 25 de Março
O Glicério abriga desde 2002 um Bom Prato que serve café da manhã a R$ 0,50 e almoço a R$ 1. As refeições atendem à população de rua e aos visitantes da 25 de Março. O local é administrado pela Instituição Beneficente Israelita Ten Yad.

R. 25 de Março, 166, Centro

Divulgação
David Weitman, 63, rabino e morador de Higienópolis
David Weitman, 63, rabino e morador de Higienópolis
Publicidade
Publicidade