Golden retriever é inteligente, muito dócil e tem energia de sobra para brincar

Fololia
Golden retriever é dócil e brincalhão
Golden retriever é dócil e brincalhão

Em maio deste ano, o feed de notícias de muitos paulistanos foi contaminado com o vídeo de um golden retriever subindo as escadas rolantes do shopping Pátio Higienópolis, na região central. A cena até seria banal (o local é pet-friendly), se não fosse por um detalhe: o grandalhão estava no colo do dono, abraçado, igual a um bebê. Em poucos dias, o vídeo bombou. Foi parar até no site de humor americano 9Gag, onde teve mais de 4 milhões de visualizações.

"Depois que viralizou, o Antonio passou a ser reconhecido na rua, a ganhar seguidores... virou um 'pet influencer'", brinca o estudante de direito Jorge Rezek Filho, 22, morador de Moema e tutor do cachorro. O perfil do peludo ultrapassa 49 mil seguidores, que se divertem vendo suas trapalhadas em passeios ou mesmo em casa.

Apesar de extremamente dócil, o golden, terceira raça mais registrada no Kenel Clube (916 inscrições), tem bastante energia para gastar: ele pertence à família dos retriever, categoria em que se enquadram os cães de caça. "Não adianta ter golden para ficar o dia inteiro sozinho. Ele gosta de brincar, de correr e nadar", conta Jorge. Por isso, desde que chegou à família, Antonio é adestrado e vai à creche duas vezes por semana. Nos outros dias, passeia bastante, "para cansar".

De origem genética, a displasia coxofemoral —uma alteração na articulação do quadril— é comum na raça. Com isso, é preciso tomar cuidado com sobrepeso, atividades físicas em excesso e corridas em piso liso, que podem desencadear o problema. "É possível fazer o teste nos pais, para evitar. Mas isso não garante que o cão não terá o problema, pois pode puxar a genética de outras gerações", explica Nelson Soares, do canil Forts Angels, em Mairiporã, na Grande São Paulo.

Os pelos compridos requerem escovação semanal e secagem pós-banho –se úmidos, podem criar fungos e desencadear problemas de pele. Além disso, são cães inteligentes e aprendem rápido -é comum ver goldens usados como cão-guia ou em terapias.

Soares conta que 70% dos filhotes de seu canil vão morar em apartamento. E que podem, sim, viver em pequenos espaços, contanto que tenham passeios diários e muitos estímulos, para não estressar. Ainda assim, vez ou outra, aprontam. "Ele mordeu o sofá da minha namorada. Mas foi num dia em que ficou muito tempo sozinho", justifica Jorge Rezek. Dá um desconto para o Antonio, né?

*

Raio-x da raça

País de origem Grã-Bretanha
Temperamento Amável, inteligente, ativo
Porte Grande (até 36 kg)
É cão de apartamento? Pode ser
Preço médio R$ 4.000

Publicidade
Publicidade