Kitesurfe, esquibunda e passeio de bugue são trio imperdível de Cumbuco

O mesmo vento que bagunça o cabelo, arranca o guarda-sol e faz os grãozinhos de areia pinicarem a pele empurra as nuvens, redesenha as dunas e levanta a pipa para fazer voar o esportista de kitesurfe.

Em Cumbuco, a 30 quilômetros de Fortaleza, venta o ano todo. E isso atrai gente de longe, para dividir a Lagoa do Cauípe e colorir o céu com as pipas que vêm e vão. Esse é um dos principais destinos do mundo para o kitesurfe —para quem não se arrisca no esporte, que pede alguma força e técnica, há o stand up paddle.

Ou as dunas. "Com emoção ou sem?", pergunta o condutor do bugue. E aí decide se vai caprichar ou não nas curvas. Eles conhecem o mapa da região a fundo. Por isso, capricham mesmo. E explicam que as dunas não se movimentam mais como antes por causa das construções que foram erguidas no entorno.

O passeio leva a duas paradas obrigatórias. Um monte de areia que desemboca na lagoa do Parnamirim é um deles. A maneira de descer até a água é sentando em uma prancha: o esquibunda. Para subir, força nas pernocas.

A segunda foi apelidada de "beachpobre", mas que de pobre não tem nada. Sim, é um toboágua improvisado com uma mangueira e uma lona, incrementado com uma prancha usada para descer a duna de barriga até lá embaixo.

Mas a alegria não acaba ao cruzar as águas de uma margem à outra na pranchinha. Uma jangada te leva de volta, e um elevador-engenhoca carrega o banhista morro acima. Poder descer o toboágua de novo e de novo sem suar a camisa nas escadas é o que há de melhor em parques aquáticos. E, desse jeito, arrisco a dizer que só no Brasil.

*

DICA DE VERÃO

O fim da tarde é o melhor horário para visitar a lagoa do Cauípe, porque as luzes do pôr do sol e as cores das pipas de kitesurfe transformam o cenário em local ideal para fazer uma foto

*

QUEM LEVA

CVC
cvc.com.br; tel. 3003-9282
A partir de R$ 3.670. Inclui cinco noites no Vila Galé Cumbuco. Com aéreo saindo de Guarulhos.

VISUAL TURISMO
visualturismo.com.br; tel. 3235-2000.
A partir de R$ 3.787. Inclui sete noites em apto. duplo, com aéreo, traslados e café da manhã.

Publicidade
Publicidade