Bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador, merece mais que uma visita

Logo após a subida da ladeira do Carmo, retomada a respiração, é chegado o momento de deixar que um novo horizonte se descortine diante dos nossos olhos: uma sucessão de casarões coloridos vai se desenhando e nos conduzindo a um ambiente no qual o presente parece ter feito as pazes com o passado.

São charmosas pousadas e, principalmente, ateliês de arte, em que sempre há um gatinho mirando a rua pela janela. Também não faltam os simpáticos cafés e restaurantes, onde se pode comer apreciando uma vista panorâmica da baía de Todos-os-Santos. Salve, Salvador!

Pelo calçamento antigo e irregular transitam mais moradores do bairro do que turistas. Respirando tranquilidade, estão lá sentados à porta ou ancorados em janelões: um bom papo, uma gelada e algum flerte, enquanto observam o movimento adiante, compõem um cenário acolhedor, típico das cidades interioranas.

A atmosfera histórica e a rica mistura de cores, sabores e raças tão própria da Bahia também estão em Santo Antônio Além do Carmo, cuja paisagem é semelhante à do Pelourinho, mas ali o visitante não vai esbarrar (tanto) em ambulantes. Um dos bairros mais antigos da capital baiana, remonta ao século 17.

Abandonado durante muito tempo e com vários de seus imóveis ainda em ruínas, hoje passa por uma redescoberta tanto por nativos quanto por forasteiros.

Parte dos sobrados vêm sendo restaurados, o que reforça a esperança de ver revitalizado o lugar, encravado no centro histórico. Quem gosta de caminhar pode conhecer seus principais pontos a pé, mas é sempre melhor circular pelas ruas principais, seguindo o fluxo de transeuntes e evitando as vias adjacentes.

Para que correr o risco de ter uma surpresa desagradável, não é mesmo?

Reduto de arquitetos, produtores culturais, músicos, escritores e artistas plásticos, aquele pedacinho soteropolitano fala diferentes idiomas em múltiplos sotaques. Franceses, alemães, italianos, argentinos, baianos, mineiros, paulistas e paulistanos, fugindo da massificação e do abandono que se vê lá pelos lados do Pelô, estão empenhados em rascunhar uma nova faceta para cenário tão secular e belo.

*

DICA DE VERÃO

Vista arrebatadora, atendimento acolhedor, culinária no capricho e, ah..., bons vinhos! Ora no comando, ora no atendimento, Ana faz companhia tanto a solitários como a enturmados. Sempre disposta a contar histórias, ela não deixa que o visitante passe por lá sem reparar na decoração do ambiente. Seu dom de adivinhar paladares e harmonizações faz do aconchegante sobrado do número 42 da rua do Carmo um restaurante inesquecível.

Guarde o nome: Pysco. É daqueles cantinhos que cativam e conquistam nossa memória gustativa. Mais: a afetiva também

*

SERVIÇO

Agaxtur
agaxtur.com.br; 3067-0900.
A partir de R$ 1.743.
Inclui sete noites em apto. duplo, com café da manhã, traslados e passeio ao Morro de São Paulo. Sem aéreo

Hotel Pestana
pestana.com.br; (71) 3327-8400.
Diárias a partir de R$ 400 para casal em apto. duplo, com café da manhã e internet Wi-Fi

Publicidade
Publicidade