Novo teatro na rua Augusta terá curadoria de ex-diretor do Municipal

Reprodução
Projeção do novo teatro
Projeção do novo teatro

A reportagem entra na sala onde será realizada a entrevista e avista uma dezena de poltronas encostadas na parede. "Esta rangia demais", diz Emilio Kalil, 66. "Esta não tinha os furinhos necessários para rebater o som. Não pode atrapalhar a acústica."

É com esse rigor que o produtor cultural fecha os últimos detalhes do Teatro Santos Augusta, cuja inauguração está prevista para maio do ano que vem. Diretor da nova casa, ele carrega no currículo experiências no Grupo Corpo, na Cidade das Artes, no Theatro Municipal do Rio e no de São Paulo.

O espaço chega para reforçar o circuito cultural da região da Paulista, no qual há os novatos Japan House e Instituto Moreira Salles e o tradicional Renaissance.

Com 230 lugares, o futuro teatro ficará no edifício comercial de mesmo nome, na esquina da alameda Santos com a rua Augusta, em Cerqueira César. O imóvel pertence à imobiliária Reud, que encabeça o projeto.

Detalhes como iluminação e acústica estão a cargo de Gabriel Pederneiras, do Grupo Corpo. Isay Weinfeld é autor do design do espaço -que trará espetáculos gratuitos, de cunho social, e projetos mais caros.

"Teremos peças, música de câmara, jazz e dança", exemplifica Kalil. Os dez metros de boca do palco (três a menos que o do Municipal de São Paulo) vão comportar até pequenas orquestras, com 30 elementos.

O local contará ainda com um bar e com uma unidade do restaurante Tatini. Tudo para o passeio ter começo, meio e fim por ali: nos arredores da famosa avenida.

Publicidade
Publicidade