Bartender de São Paulo cria coquetéis com raízes e plantas medicinais

Ingredientes como jurubeba, mentruz e catuaba "natural", empregados para curar dores no estômago, asma e até para dar potência sexual, começam a ser usados pela bartender Néli Pereira em seus coquetéis.

Ela fará o teste das primeiras garrafadas (compostos feitos com essas ervas, usados medicinalmente) na próxima quinta (14), no Espaço Zebra. Além da bebida, que leva os itens mergulhados em cachaça, vinho branco, gim ou tequila, oferecerá uma carta de drinques com os ingredientes naturais. Entre as sugestões está o delicioso mentruz com leite, servido como "milk punch".

A história começou quando Néli estudava a coquetelaria apotecária, que faz os próprios xaropes e macerações. Ela estava em busca de um ingrediente amargo até que o marido, o artista plástico Renato Larini, a convidou para conhecer infusões tradicionais de botecos. Feitas com itens como sassafrás, carqueja e catuaba, usam as mesmas ervas das tradicionais garrafadas vendidas nas ruas em todo o país. Depois, o conhecimento migrou para a carta de drinques —mas, é claro, sem intenções medicinais.

O raciocínio usado, aliás, é antigo: muitos insumos da coquetelaria, como a angostura, nasceram de misturas empregadas no alívio de algum incômodo. No Brasil, esse conhecimento ainda está distante do bar.

"Quando você fala em identidade da coquetelaria brasileira, lembra só das frutas exóticas. Estamos em busca dessa identidade, mas não conseguimos olhar para a carqueja", diz ela.

Há dois anos, a bartender passou a conversar com vendedores, erveiras e até a se embrenhar no mato. Foi conhecer plantas em São Paulo, no Paraná, em Goiás e, agora, vai fazer uma jornada que começa em Belém, no Pará. No próximo fim de semana, parte para uma imersão numa aldeia indígena.

O resultado de toda essa pesquisa vai virar livro, a ser publicado no início do ano que vem pelo selo Tapioca/Sesi.

Espaço Zebra. R. Major Diogo, 237, Bela Vista. Qui. (14): 19h às 24h. Reservas p/ contato@espacozebra.com.br ou 3105-7171

Publicidade
Publicidade