Roteiro traz piscinas paulistanas para quem não quer gastar rios de dinheiro

Engana-se quem pensa que piscinas em São Paulo são artigos de luxo. Podem até ser, dependendo da porção de terra que ocupam.

Mas também existem opções acessíveis: algumas no centro, como a do Sesc 24 de Maio, que está a aproximadamente 50 metros de altura, e a do Complexo Esportivo do Pacaembu, cujo acesso é gratuito e aberto a todos. Outras beiram extremos da cidade, como as piscinas dos Sescs "de campo" Itaquera e Interlagos. Juntos, eles somam mais de 600 mil m² de área verde (o equivalente a 84 campos de futebol).

Vale lembrar que só podem mergulhar nessas unidades aqueles que têm credencial plena e exame médico em dia.

*

SESC 24 DE MAIO
Desde que foi inaugurado, em agosto de 2017, já passaram pelo Sesc 24 de Maio mais de 1 milhão de pessoas. Destas, 44 mil deram, pelo menos, um mergulho na piscina, que ocupa o topo o edifício, no 13º andar.

Com projeto assinado pelos escritórios de Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos, o prédio tem teatro, sala de exposições, escalada para os pequenos, restaurante, áreas para a prática de atividades físicas e esportivas e clínica odontológica.

No 11º andar, onde fica a cafeteria, crianças fazem do espelho d'água uma pista de corrida -adultos geralmente se limitam a molhar apenas os pés. De lá, dá pra ver praticamente todo o centro antigo da cidade, um pedaço do Copan e a parte de trás do Theatro Municipal.

R. Vinte e Quatro de Maio, 109, República, tel. 3350-6300. Ter. a sáb.: 9h às 21h. Dom.: 9h às 18h.

-

SESC ITAQUERA

Assim como Interlagos, é uma das unidades campestres do Sesc em São Paulo. O "clube" também é famoso pelo parque aquático: são oito tobogãs que enlouquecem as crianças.

No dia 25/2, ocorre um festival de basquete 3X3 dentro da programação do Sesc Verão.

"Valorizamos muito esse espaço de encontro, de convivência. É uma oportunidade de as pessoas relaxarem um pouco nessa metrópole arriscada. Nós amamos São Paulo, mas, de vez em quando, precisamos nos acalmar", diz Luiz Galina, diretor em exercício do Sesc São Paulo.

Av. Fernando do Espírito Sto. Alves de Mattos, 1.000, Parque do Carmo, tel. 2523-9200. Qua. a dom.: 9h às 17h.

-

SESC BELENZINHO
Funcionou de forma provisória, formado por galpões, antes de abrir oficialmente em 2010. Com piscina que atende 2.000 pessoas simultaneamente, também é um dos espaços que recebe o Sesc Verão.

Nesta quarta (7), a tenista Teliana Pereira estará no local para jogar com o público, das 9h às 11h e das 18h30 às 21h.

R. Pe. Adelino, 1.000, Quarta Parada, tel. 2076-9700. Ter. a sáb.: 9h às 22h. Dom.: 9h às 20h.

-

FALANDO NISSO...
O parque Ceret tem a maior piscina pública da América Latina: 100 m de comprimento por 50 m de largura.

Para nadar, é preciso fazer uma carteirinha comparecendo ao clube com RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

A piscina fica aberta das 9h às 16h30, de terça a domingo. O acesso é gratuito e aberto a todos.

R. Canuto Abreu, s/ nº, Vila Regente Feijó, tel. 2671-8788. Seg. a sex.: 6h às 22h. Sáb. e dom.: 6h às 20h.

-

SESC INTERLAGOS
Considerado um "clube de campo", o Sesc Interlagos foi inaugurado em 1975 na região sul.

Às margens da represa Billings (dá para agendar trilhas por lá, em meio à mata atlântica recuperada), contempla uma área de aproximadamente 365 mil m² de verde (cerca de 50 campos de futebol), além de churrasqueiras, ginásio poliesportivo, piscinas e campo de futebol.

Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, região sul, tel. 5662-9500. Qua. a dom.: 9h às 17h.

-

VEM AÍ!
O Sesc Avenida Paulista tem previsão para inaugurar neste primeiro semestre, no número 119 da avenida. serão 17 andares com um mirante na cobertura (desta vez, sem piscina).

-

SOBRE A CREDENCIAL PLENA DO SESC

Quem tem direito? Trabalhadores com carteira assinada, desempregados há até 12 meses e aposentados nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo;

Como faço a matrícula? Compareça a qualquer unidade com carteira de trabalho, RG, CPF e foto 3X4. As credencias ficam prontas na hora, são gratuitas e valem 12 meses;

Benefícios: direito às piscinas, desconto na programação do Sesc, cursos como ginástica e natação, férias no Sesc Bertioga ou qualquer outro Sesc de férias no Brasil, além de consultas odontológicas;

Todos: têm acesso a bibliotecas, restaurantes, cafeterias, áreas comuns e atividades abertas, como exposições, shows e peças de teatro;

-

COMPLEXO ESPORTIVO PACAEMBU

Ajusta a touca, confere o óculos, coloca o pé de pato. A piscina olímpica do Complexo Esportivo Pacaembu, aberta durante o ano todo, atrai quem está afim de treinar. Até numa manhã de chuva fina, mais da metade das dez raias estava ocupada. Nos dias de sol, os sócios se bronzeiam nas arquibancadas.

Além da natação, há a possibilidade de praticar modalidades como futsal e pilates. Em seus 25,5 mil m² estão um ginásio poliesportivo, quadras de tênis, futsal e vôlei, salas de ginástica e pistas de caminhada e corrida.

Desde a abertura, com o estádio, em 1940, o complexo acumula cerca de 8.000 associados ativos. Para se tornar um, basta comparecer ao clube com RG, comprovante de residência e duas fotos 2x2. O acesso é gratuito. E, mesmo se houver a concessão do Pacaembu à iniciativa privada, deve continuar assim.

Segundo a Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias, uma das premissas é que a gratuidade seja mantida. Já a cobrança do estacionamento está sendo estudada.

Pça. Charles Miller, s/nº, Pacaembu, tel. 3664-4650. Seg. a sáb.: 6h às 22h. Dom.: 6h às 18h.

Publicidade
Publicidade