Leve e popular, cerveja pilsen é ótima para a informalidade do churrasco

Imagine a cena. Domingão de churrasco, sol quente, carne na brasa fica no ponto e o churrasqueiro avisa: "A linguiça já está no jeito, a picanha sai em três minutos".

O outro camarada, que já está com uma asinha de frango no prato, pega um pedação de linguiça, mas na hora de comer é interpelado pelo "amigo cervejeiro".

"Acho melhor você trocar o estilo agora para aproveitar melhor os aromas da cerveja e potencializar o sabor da carne." Sim, a intenção pode ser boa, mas ele deveria ser expulso dali.

Gabriel Cabral/Folhapress
Pode ser uma degustação de estilos cervejeiros ou só uma indefectível pilsen

Por isso, responder a questão sobre qual a melhor cerveja para acompanhar o churrasco parece simples, mas é capciosa, quase uma pegadinha. Refeição campeã da informalidade, o churrasco até pode ser saboreado diante de uma degustação de estilos, que harmonizem com diferentes carnes.

Mas, cá entre nós, e os amigos sommeliers que não me escutem, o prazer do churrasco está associado a uma boa conversa com amigos diante de uma indefectível pilsen, essa cerveja mais popular, leve, para ser bebida em quantidades não recomendadas para quem voltará dirigindo.

Por outro lado, isso não significa que você precisa ficar escravo das cervejas que Zeca Pagodinho fez, faz ou fará alguma propaganda. Existem boas cervejas estilo lager e pilsen no mercado, que ornam bem com qualquer churrasco.

Divulgação
À esq., Saint Bier: Essa american lager (estilo mais popular do Brasil) feita em Santa Catarina leva malte Pilsen e lúpulos da Europa. Rigor alemão na fórmula refrescante.Teor alcoólico: 4,0%. R$ 10,99 (355 ml), no Clube do Mate; Paulistânia: Essa lager premium feita com dois lúpulos tem aroma equilibrado, mas é o malte que se destaca; de cor dourada, tem espuma cremosa e persistente. Teor alcoólico: 4,8%. R$ 14,99 (600 ml), no Extra
Publicidade
Publicidade