Análise: Estranhamentos marcarão a invasão de brasileiros na Rússia

Higo Joseph

Como é inevitável quando uma horda estrangeira perambula por países distantes, estranhamentos marcarão o que deverá ser a maior invasão de cidadãos brasileiros registrada na terra de Dostoiévski. A seguir, tópicos com utilidades diversas.

*

BEBER
Russos bebem bastante, a começar pelo onipresente chá. Sim, há cafés hipsters servindo espressos, mas infusões são a preferência nacional. E a vodca? Jovens preferem cerveja, e os sofisticados, vinhos cada vez mais caros devido às sanções ocidentais. Então a "aguinha" mantém sua popularidade. Nunca tome o drinque aos poucos ou sem a elaboração de um brinde. Não se acanhe em forrar o estômago com lascas de banha de porco -deve matar um dia, mas a azia é menor.

FALAR
Tente aprender a ler as letras do alfabeto cirílico. Isso ajudará na orientação, já que mesmo com a Copa sinalizações em inglês são escassas, assim como anglófonos. É polido aprender delicadezas básicas.

CURIOSIDADES
Talvez surpreendente para um país em guerra com jihadistas, bares de "shisha" (narguilês) são populares, herança das populações muçulmanas da Ásia Central desde os tempos do império. Nunca assobie em público, é considerado rude. Se você for homem, evite roupas coloridas. Não vá a um evento ao qual foi convidado sem levar algo. Se topar visitar uma "bania", a amada sauna local, esteja preparado para ser açoitado pelo seu vizinho com um ramo de ervas aromáticas. Todos pelados. Cidades grandes são mais seguras do que qualquer metrópole brasileira, bastando manter o bom senso.

INCÔMODOS
O Uber e sua versão local, Iandex, funcionam bem. Isso é um alívio: taxistas lá quase nunca usam taxímetros e, como raramente falam inglês, a negociação de preço pode ser complexa. De todo modo, evite se deslocar de carro: vá de metrô. Há preconceito contra gays, e demonstrações de carinho entre homens ou entre mulheres será alvo de olhares reprovadores (versão otimista) ou até de risco de violência (na pessimista). Mulheres sozinhas transitam bem, mas é bom evitar bares lotados à noite: abordagens são prováveis.

Publicidade
Publicidade