Avenida Paulista tem maratona de eventos gratuitos neste domingo; veja outras atrações

DOMINGO | SEGUNDA | TERÇA | QUARTA | QUINTA | SEXTA | SÁBADO

Gabriel Bonfim/Divulgação
Foto de Gabriel Bonfim presente na mostra "M", em cartaz no Palácio dos Correios
Foto de Gabriel Bonfim presente na mostra "M", em cartaz no Palácio dos Correios

DOMINGO (11)

Paulista conectada
Será realizada neste domingo (11) a primeira edição do projeto Paulista Cultural, no qual seis instituições localizadas na avenida Paulista se unem para oferecer atividades gratuitas durante todo o dia. São elas: Casas das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS, Itaú Cultural, Japan House e Masp. Além disso, haverá um intercâmbio de atrações. A Fiesp, por exemplo, vai receber, às 11h30, uma apresentação de contos japoneses promovido pela Japan House.

Centro Cultural Fiesp
Espaço Café. Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, tel. 3146-7439.
Dom. (11): 11h30. 30 min. GRÁTIS

*

SEGUNDA (12)

Preconceito para quê?
Gabriel Bonfim, fotógrafo brasileiro radicado na Suíça, escolheu as mulheres como tema de sua segunda exposição solo, intitulada "M", que entrou em cartaz no Palácio dos Correios. A mostra (foto), cujo nome faz referência a "Maria", traz 11 telas que retratam figuras, de alguma forma, jogadas à margem da sociedade -mas que lutaram para reconquistar seus espaços.

Palácio dos Correios.
Av. São João, s/n °, Vale do Anhangabaú. Até 20/4.
Seg. a sex.: 9h às 17h. GRÁTIS

*

TERÇA (13)

Oito décadas de Tom Zé
A vasta obra do artista baiano é celebrada na exposição "Tom Zé 80 Anos", que chega à Caixa Cultural São Paulo após estrear em Salvador. Os fãs poderão ver fotos, textos e depoimentos espalhados por instalações exclusivas, além de observar uma linha do tempo que perpassa os anos de vida do cantor e compositor. Vai dar para saber mais sobre o começo da carreira, a Tropicália, os prêmios e o reconhecimento internacional. Sua discografia completa também estará disponível, com 28 trabalhos. A curadoria é de André Vallias.

Caixa Cultural São Paulo.
Praça da Sé, 111, Centro,tel. 3321-4400. 13/3 a 20/5.
Ter. e dom.: 9h às 19h. Livre. GRÁTIS

*

QUARTA (14)

Força negra na arte
No dia em que a escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977) completaria 104 anos, o Instituto Moreira Salles recebe o espetáculo "Ensaios sobre Carolina", da Cia. Os Crespos, que encena detalhes da vida da autora. A performance conta com a participação do rapper Du'Gueto e da poeta Tula Pilar, que falam sobre a atualidade da obra da homenageada. Carolina é autora do livro "Quarto de Despejo - Diário de uma Favelada", publicado na década de 1960 e que promove uma reflexão sobre a situação da mulher negra e pobre em uma metrópole.

Instituto Moreira Salles.
Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, tel. 2842-9120.
Qua. (14): 20h. GRÁTIS

*

QUINTA (15)

Religião e games nas telonas
O drama "Maria Madalena" chega aos cinemas na próxima quinta, sob a direção de Garth Davis. Na telona, é Rooney Mara quem interpreta a protagonista, que, na história, desafia as tradições da época e segue os ensinamentos de Jesus de Nazaré, vivido por Joaquin Phoenix. O público também poderá ver o novo "Tomb Raider - A Origem", inspirado na franquia de videogames. Na trama, dirigida por Roar Uthaug, Lara Croft (Alicia Vikander) recebe uma missão secreta e parte em uma aventura por uma ilha japonesa.

*

SEXTA (16)

Sertanejos intimistas
Acostumada a levar multidões a estádios pelo Brasil, a dupla Victor e Leo promove dois shows mais aconchegantes no Teatro J. Safra, na sexta (16) e no sábado (17). Acústicas, as apresentações fazem parte das comemorações dos 25 anos de carreira dos artistas, que acumulam sucessos. O repertório promete desde canções antigas, como "Amigo Apaixonado" e "Fada", até gravações mais recentes, caso de "Na Linha do Tempo" e "Momentos".

Teatro J. Safra.
R. Josef Kryss, 318, Barra Funda, tel. 3611-3042.
Sex. (16): 21h30. Sáb.: 21h. Ingr.: R$ 250 a R$ 400. 627 lugares.

*

SÁBADO (17)

Tennessee na Roosevelt
A SP Escola de Teatro dedica sua programação de março para celebrar os 106 anos do dramaturgo inglês Tennessee Williams (1911-1983). No sábado (17), Gisele Freire e Rita Giovanna realizam leituras dramáticas de dois textos do escritor: "Por que Você Fuma Tanto, Lily?" e "Algo Não Dito". Na mesma data, será lançado o livro "Tennessee Williams - Algo Não Dito", do pesquisador Luis Marcio Arnaut, que expõe aspectos sociais e políticos observados em suas peças. Após as leituras, Arnaut participa de um debate ao lado das atrizes.

SP Escola de Teatro.
Pça. Franklin Roosevelt, 210, Consolação,
tel. 3775-8600. Sáb. (17): 15h. GRÁTIS

Publicidade
Publicidade