Em jantar às cegas, participantes provam menu surpresa e confundem formiga com gengibre

Ir a um jantar em que você não faz ideia do que será servido e provar tudo usando uma venda é um desafio para testar as papilas. Como é que fica aquela história de comer com os olhos?

Nessa hora, é preciso se despir de preconceitos (incluindo o de pegar a comida com as mãos) para mergulhar na experiência. Essa é a proposta da chef Mariana Pelozio, do pequenino bistrô Duas Terezas, que fica em um contêiner na Vila Butantan.

Em seu jantar às cegas, que acontece mensalmente e tem ingressos disputados, é importante tocar, sentir o cheiro e tentar lembrar do sabor. Por R$ 160, o participante degusta um menu harmonizado com vinhos ou cerveja, a depender do dia. São cinco etapas: duas entradas, dois principais e a sobremesa. Totalmente no escuro.

Funciona assim: os participantes tapam os olhos, recebem as duas primeiras entradas e as provam. Depois, retiram a venda e anotam o que acharam que comeram em um papel. Fazem o mesmo caminho com os dois pratos principais e, por fim, com a sobremesa.

O divertido é que, quando o mise en place acaba, nada é o que parece. Os 30 convidados comeram alface, mas acharam que era acelga e almeirão. Juraram que tinham provado porco. Era pato. O que dizer, então, do molho agridoce do bolinho caipira? Parecia finalizado com gengibre, talvez capim-santo. Mas era formiga-saúva.

No fundo, o mágico de um jantar às cegas não é só ser surpreendido. É estimular os sentidos que ficam adormecidos ou embaralhados com o passar do tempo e reconectar cheiros, gostos e texturas.

Fique de olho: o próximo evento acontece no dia 12 de abril.

Duas Terezas. Vila Butantan. R. Agostinho Cantu, 47, tel.: 2548-2164. Jantar às Cegas: 12/4, 9/5, 12/6, 18/7, 15/8, 12/9, 17/10, 14/11 e 12/12, às 20h. Ingr.: R$ 160, p/ eventbrite.com.br

Publicidade
Publicidade