Derrubar paredes e reorganizar espaços dá cara nova à residência

Já que vai reformar, vale a pena derrubar paredes ou reorganizar espaços para dar uma nova cara à residência.

1. 24 m² No apartamento, o escritório de arquitetura Casa 100 preparou o espaço para receber um morador que vive fora de São Paulo, mas que vem semanalmente à cidade a trabalho. Segundo os arquitetos Diogo Luz e José Guilherme Carceles, o ambiente precisava ser claro e integrado. Também era preciso empregar materiais simples, que não exigissem um grande investimento. Uma das soluções encontradas foi criar um armário aberto, com chapas metálicas perfuradas deslizantes para "fechar" ora a parte de roupas, ora a bancada de concreto, onde estão TV, gaveteiro, pia, cooktop e microondas, alinhados numa única parede.

*

2. 300 m² A sala de TV foi aberta para o living, ampliando o espaço social. Mas arquiteta Alessandra Riera e a designer de interiores Ana Veirano, da RAP Arquitetura, instalaram um painel retrátil para manter a opção de fechar o ambiente. É uma porta-camarão, que se recolhe totalmente por meio de guias no piso e no teto.

*

3. 90 m² Neste caso, foi feita uma abertura da cozinha para a sala, criando sensação de amplitude. Uma pequena mesa de refeições foi colocada entre os espaços. Apenas uma divisória vazada delimita os ambientes, projetados pelas arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi, do Triarq.

*

4. 33 m² No pequeno espaço, foi possível reunir todos os itens de conforto. Para isso, os arquitetos Marcello Sesso e Débora Dalanezi integraram a área da varanda ao resto da casa, retirando o caixilho com a porta de vidro e nivelando o piso. O local ganhou função de sala de estar. Suspensa por um tubo de metal, a televisão é móvel e pode ser vista do sofá, da cama ou da mesa, usada para trabalho ou refeições. Com a abertura para o terraço, o imóvel ganhou luminosidade natural. Para dar sensação de amplitude, outra iniciativa foi revestir as portas do armário com espelhos, assim como a parede que fica sobre a bancada da pia e do fogão.

*

5. 100 m² Para atualizar o imóvel, um dos três quartos foi eliminado, transformando o espaço na sala de jantar integrada ao living. A amplitude também foi favorecida com a instalação de um painel de madeira com porta deslizante na entrada da cozinha. O projeto é das arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do SP Estudio.

Publicidade
Publicidade