Confira 12 dicas de pequenos reparos e instalações que você pode fazer sozinho

Em tempos de crise, qualquer economia é útil. Pensando nisso, a revista sãopaulo preparou uma seleção de dicas de pequenos reparos e instalações que você pode fazer sem precisar de um profissional. Os passos são simples e o grau de dificuldade vai de fácil a médio, quase sempre podendo ser realizados individualmente.

As orientações são de Edson Suguino, engenheiro elétrico da Lorenzetti, Leandro Rodrigues, gerente de pisos e básicos da C&C, Érica Duarte, coordenadora da divisão de organização do lar da Telhanorte, Isabelle Cassel, coordenadora da divisão de ferragens da Telhanorte, Cícero Carvalho, coordenador da divisão de metais sanitários da Telhanorte, e o arquiteto Ádame Silva, coordenador da divisão de tintas da Telhanorte.

*

Fotolia

PINTURA DE PAREDES

Itens necessários: pincel, rolo de pintura, extensor de rolo, recipiente para diluir a tinta, bandeja de pintura, lixa, escada, espátula, fita crepe e lona, papelão ou plástico.

Grau de dificuldade: Médio.

Passo a passo
Obs.: Antes de qualquer pintura em paredes que acabaram de ser erguidas, é preciso passar selante para protegê-las e impermeabilizá-las, diminuindo os poros. A recomendação é o uso de massa corrida, que resultará numa superfície uniforme para o acabamento sem ondulações, relevos ou frestas. Também são recomendados itens de segurança como óculos, máscara e luvas, que protegem contra respingos e inalação de poeira

1. Use a fita crepe para proteger o teto, os rodapés e os cantos das paredes que não serão pintadas. Cubra o piso com jornal, lona, papelão ou plástico para proteger evitar sujeira.
2. Dilua a tinta que for usar em um pouco de água em um recipiente separado, de acordo com a recomendação na embalagem.
3. Coloque a tinta diluída em uma bandeja e molhe o rolo ou pincel, retirando o excesso.
4. Com o rolo, faça movimentos suaves em "W" e depois espalhe a tinta cobrindo os demais espaços. Utilize o pincel para os acabamentos mais precisos, como os cantos e pontos próximos ao teto.
5. Aguarde o tempo necessário para secagem entre demãos indicado na embalagem e repita o processo.

*

APLICAÇÃO DE PAPEL DE PAREDE

Itens necessários: cola em pó, balde médio para diluir a cola, escada, fita métrica, broxa ou rolo de pintura,tesoura, estilete afiado, espátula para corte, pano seco e lixa d'água.

Grau de dificuldade: Médio

Passo a passo
1. Antes da iniciar a aplicação, limpe a parede com um pano úmido e deixe secar. Caso seja necessário, use uma lixa d'água na superfície para retirar possíveis imperfeições.
2. Meça a parede e corte o papel nas medidas equivalentes, deixando cerca de 10 cm a mais em cima e embaixo.
3. Dilua a cola em pó na água e aplique no papel de parede com rolo de pintura ou broxa, começando pelo centro e espalhando uniformemente para as extremidades. No caso de papel adesivo, a cola é dispensável.
4. Comece a aplicar pelo teto e siga até o chão. Utilize o pano seco para deslizar o papel e eliminar bolhas de ar.
5. Por fim, use a espátula para limitar o início e final do papel nas extremidades inferior e superior e retire o excesso com um estilete.

*

PAREDE DE CIMENTO QUEIMADO

Itens necessários: desempenadeira metálica lisa, argamassa específica de cimento queimado e resina acrílica para o acabamento.

Grau de dificuldade: Médio.

Passo a passo
Obs.: Não aplicar o produto quando a temperatura da superfície estiver ou for atingir nas próximas 24 horas menos que 15ºC ou mais que 35ºC. Aplique apenas em estruturas de alvenaria e concreto

1. Dilua o produto em água seguindo as informações na embalagem.
2. Umedeça levemente a superfície na qual o produto será aplicado.
3. Espalhe a argamassa com a desempenadeira metálica de modo a deixar a superfície com espessura entre 2mm e 6mm.
4. Repita o procedimento de aplicação para duas ou três demãos, respeitando um intervalo entre 3 h e 4 h entre cada uma para secagem.
5. Após 72 h, realizar a aplicação de resina acrílica de acordo com as informações em sua embalagem para impermeabilização e brilho.

*

Fotolia

APLICAÇÃO DE TEXTURA

Itens necessários: Desempenadeira, espátula, mexedor, jornais, papelão ou plástico, rolo de pintura, fundo preparador e produto para texturização.

Grau de dificuldade: Fácil.

Passo a passo

1. Forre o chão com jornal, papelão ou plástico para evitar sujeira.
2. Lixe as paredes para corrigir irregularidades ou retirar possíveis pedaços de massa que estejam soltando. Limpe com um pano úmido.
3. Aplique na parede o fundo preparador, de acordo com as indicações da embalagem.
4. Comece a aplicação da textura espalhando com uma desempenadeira de aço e realizando os "desenhos" de acordo com seu gosto com a própria desempenadeira ou com um rolo para textura. É importante paciência e cuidado nesta etapa, para que o desenho, ainda que irregular, seja feito de forma harmônica em toda a parede.
5. Aguarde 24 horas para a secagem completa e só então posicione os móveis de acordo com sua preferência.

*

APLICAÇÃO DE REJUNTE

Itens necessários: panos de limpeza, desempenadeira de borracha, esponja macia e rejunte para pisos e revestimentos.

Grau de dificuldade: Fácil.

Passo a passo

1. Prepare o material em um recipiente. Adicione água na proporção indicada na embalagem. Ele deve ficar com consistência pastosa e ser utilizado em no máximo 2h30 após a mistura.
2. Aplique o rejunte com uma desempenadeira de borracha para evitar atrito com a superfície das peças. Pressione o rejunte dentro das juntas, preenchendo-as completamente.
3. Espere entre 15 e 40 minutos para iniciar o acabamento. Dentro desse prazo, passe levemente sobre as juntas ainda úmidas uma esponja macia umedecida com água limpa.

Obs.: A limpeza deve ser feita antes da secagem. Nunca use produtos à base de ácido muriático. Áreas externas devem ser protegidas para que não haja incidência de sol ou chuva. Juntas com até 3mm precisam ser umedecidas antes da aplicação. Em dias com temperatura acima de 30ºC ou com vento, molhe o produto 60 minutos após a aplicação.

*

TROCA DE RESISTÊNCIA DO CHUVEIRO

Itens necessários:Alicate de bico e nova resistência.

Grau de dificuldade: Fácil.

Passo a passo

1. Antes de realizar a troca da resistência, desligue o disjuntor do chuveiro ou a chave geral de energia.
2. Retire a mangueira, o espalhador e o disco separador do chuveiro para ter acesso à resistência queimada que será trocada.
3. Com o auxílio do alicate de bico, retire a resistência danificada, desconectando-a dos terminais.
4. Atente-se aos três terminais de conexão da resistência: A, B e C. Instale a nova resistência de acordo com a localização de cada um dos terminais.
5. Feita a instalação da nova resistência, encaixe novamente o disco separador, o espalhador e a mangueira. Abra o registro do chuveiro e deixe água fria cair por alguns segundos, ainda com a chave de energia desligada.
6. Por último, religue o disjuntor do chuveiro ou a chave geral de energia e você já pode usá-lo nas demais temperaturas.

*

Fotolia

INSTALAÇÃO DE CHUVEIRO

Itens necessários: chave Philips, chave de fenda, escada, veda rosca, fita isolante ou conector elétrico e alicate.

Grau de dificuldade: Fácil.

Passo a passo

1. Antes de começar, desligue o registro de água e a chave geral de energia elétrica do chuveiro ou os disjuntores.
2. Passe a fita veda rosca na entrada de água do chuveiro.
3. Encaixe o chuveiro posicionando a rosca de entrada de água da ducha no ponto de saída de água na parede. Se necessário, instale o redutor de pressão (que vem junto com o produto) entre a saída de água e o chuveiro.
4. Conecte os fios do chuveiro aos da rede elétrica, sempre cobrindo com fita isolante ou utilizando um conector elétrico. Fique atento às cores e siga esta sequência: azul claro - neutro; verde ou verde com amarelo - terra; vermelho, preto ou marrom - fase.
5. Encaixe a mangueira com o chuveirinho e seu suporte na parede, seguindo as instruções da embalagem.
6. Abra o chuveiro para se certificar de que a água está saindo corretamente e só depois religue a energia elétrica. Ligue a chave de temperatura do chuveiro e veja se a água sairá quente.

*

CONSERTO DE DESCARGA

Itens necessários: jogo de reparos, chave de fenda, alicate, chave de grifo ou inglesa ajustável, chave de boca ou sextavada e lixa.

Grau de dificuldade: Fácil.

Passo a passo
Obs.: É recomendável que seja seguido o manual de cada fabricante.

1. Com a chave de fenda, remova os parafusos que seguram a tampa cromada da válvula. Há modelos mais antigos em que a tampa é removida por meio de uma porca que envolve o botão de acionamento. Nesse caso, use uma chave de boca ou chave inglesa para girar a porca no sentido anti-horário e retirá-la.
2. Feche o fluxo de água girando a borboleta que se encontra na tampa frontal da válvula.
3. Com a chave de grifo, chave inglesa ou de boca, desrosqueie a tampa frontal da válvula.
4. Retire o conjunto interno da válvula e verifique se contém ferrugens e incrustações no interior dela. Caso seja necessário, limpe-a com cuidado com uma lixa d'água para retirar.
5. Coloque o novo conjunto de reparo. Não se esqueça de substituir o retentor de borracha no furo central da tampa da válvula.
6. Feche a válvula colocando a tampa frontal novamente. Abra o registro novamente e regule a vazão de água através do registro borboleta.

*

INSTALAÇÃO DE TORNEIRA

Itens necessários: chave de grifo ou chave inglesa, fita veda rosca, pano seco.

Grau de dificuldade: Médio.

Passo a passo
1. Antes de tudo, feche o registro geral. Depois abra o registro da torneira e deixe a água escorrer para remover qualquer resíduo da tubulação. Isso evitará entupimentos e futuros transtornos.
2. Depois de esgotada a água, feche o registro da torneira e desrosqueie com as mãos ou com o uso de uma chave inglesa ou de grifo a torneira que será trocada.
3. Enrole fita veda rosca na nova torneira e a rosqueie no lugar da anterior, também com as mãos ou com a utilização de uma chave inglesa ou de grifo, mas com cuidado para não apertar muito e danificar a torneira e ou a rosca.
4. Abra novamente o registro e veja se há algum vazamento.

*

Fotolia
Cleaning gutters filled with leaves and sticks. fazer sozinho
Cleaning gutters filled with leaves and sticks. fazer sozinho

LIMPEZA DE CALHAS

Itens necessários: escada e mangueira.
Grau de dificuldade: Fácil.

Passo a passo
1. Apoie uma escada firme e suba com cuidado até o local onde está instalada a calha. Atenção, pois o telhado pode estar úmido e escorregadio.
2. Com uma luva, retire lentamente as sujeiras e resíduos que estiverem na calha. É comum o acúmulo de gravetos e folhas de árvores.
3. Com uma mangueira, enxágue com água para retirar o que sobrou de sujeira. A recomendação é que a limpeza seja feita a cada seis meses.

*

INSTALAÇÃO DE OLHO MÁGICO

Itens necessários: furadeira, broca de 1,3 cm, trena ou fita métrica, pano para limpeza e olho mágico.

Grau de dificuldade: Fácil.

Passo a passo

1. Comece medindo a altura em que o furo para colocação do olho mágico será feito e marque a porta dos lados interno e externo. Geralmente, a marcação é feita a 1,5m de altura, variando para mais ou para menos de acordo com a altura dos moradores da casa.
2. Com a furadeira, faça o furo no local indicado até mais ou menos a metade da porta.
3. Repita o processo do outro lado, completando o furo. Isso evita que a madeira fique lascada.
4. Desmonte a peça do olho mágico e coloque a parte exterior do lado de fora da porta. Segure e coloque o cilindro pelo buraco e encaixe a lente no lado interno.
5. Depois da instalação, limpe todo o pó que sobrou da porta e passe um pano que não solte pelos com álcool para limpar a lente do olho mágico. Está pronto e agora você pode ver quem bate à sua porta antes de precisar abri-la.

*

INSTALAÇÃO DE LUSTRE

Itens necessários: alicate, fita isolante, chave de fenda ou Philips e escada.

Grau de dificuldade: fácil.

Passo a passo
1. Desligue a chave geral de energia, para realizar o processo com segurança.
2. Se você já tem um lustre instalado, retire as lâmpadas dele, desparafuse o objeto do teto e corte os fios nas emendas.
3. Com um alicate, descasque as pontas dos fios do novo lustre e também dos fios que saem do teto.
4. Junte as pontas dos fios do teto com os do lustre, de modo que fiquem dois pares. Cubra-os com fita isolante para que fiquem bem presos, lembrando de cobrir toda a parte de metal para evitar curto-circuito.
5. Parafuse a base do lustre utilizando os parafusos que acompanham a peça e religue a chave de energia.

*

ONDE ENCONTRAR OS PRODUTOS NECESSÁRIOS

C&C - Casa&Construção
Há um site no qual é possível enviar perguntas sobre reparos; nas lojas, há profissionais para tirar dúvidas.

*

Telhanorte
Nas lojas, funcionários orientam sobre como fazer instalações e indicam o profissional certo para cada serviço.

*

Leroy Merlin
Atendentes explicam como efetuar instalações e, em alguns casos, fazem demonstrações na loja.

Publicidade
Publicidade