'Bento Batuca' explora ritmos e herança africana em espetáculo infantil

Dudu Contreras/Divulgação
Cena de 'Bento Batuca'; músicos e atores se misturam em cena
Cena de 'Bento Batuca'; músicos e atores se misturam em cena

Algumas peças são feitas com tanto ritmo, movimento e balanço que mais parecem uma música. É assim com "Bento Batuca". A percussão toma o palco já antes de o espetáculo começar, e logo os pés da plateia não podem mais ficar parados, como acontece em toda boa canção.

De tão próxima desse universo, a montagem poderia até ser prima de "Fiz Uma Viagem", uma das composições do baiano Dorival Caymmi. Mas, em vez de o personagem sair de Olhos D'Água em direção a Alagoinha, como na canção, o menino que dá título ao espetáculo passeia por todo o Brasil. E, nessa romaria, tem contato com os ritmos e a herança africana que o país recebeu.

Ele aprende mais sobre o samba, o frevo, o maculelê e os cânticos de capoeira. Para não se perder, é guiado por figuras históricas, entre elas Besouro (lendário capoeirista), Maestro Nunes (importante figura do frevo pernambucano) e Tia Ciata (influência no nascimento do samba).

Quatro atores e quatro músicos se revezam entre a interpretação e a trilha, reproduzida ao vivo. "Não pensamos a peça como teatro infantil. Queremos contar bem uma história para que ela possa ser universal", diz Eduardo Leão, um dos diretores.

O samba de Caymmi, é claro, aparece em cena. "Suíte dos Pescadores", um de seus clássicos, embala a aventura de Bento.

Teatro Jaraguá. R. Martins Fontes, 71, Bela Vista, tel. 3255.4380. Sáb., 16h; dom., 11h e 16h. Até 13/5. Ingr.: R$ 40

Publicidade
Publicidade