'Tenho que trabalhar a cabeça dele contra o preconceito', diz mãe que adotou menino com HIV

Quando fez o perfil da criança que gostaria de adotar, a professora de educação infantil Karla Oliveira, 29, não teve muitas exigências. Só fez questão de um ponto: queria ser mãe de uma menina.

Moradora do Ipiranga, deu início ao processo de adoção em 2014. Entrou para a fila do Cadastro Nacional um ano depois e, em outubro de 2015, recebeu a tão esperada ligação. Era a sua vez! Mas, ao contrário do planejado, tratava-se de um menino.

"O Bruno [marido] estava inseguro. Mas, naquele mesmo momento, já sabia que era o meu filho", afirma Karla. No fórum, a professora soube que o garoto tinha três anos e meio, já havia feito uma cirurgia e era portador de HIV. "Uma loucura. Só pensava em como ele tinha passado por tudo aquilo sozinho. Não podia deixá-lo."

Karla foi apresentada ao menino, que chegara com apenas oito meses no abrigo onde vivia. Seu prontuário, na época, não era animador: dizia que o bebê tinha poucas chances de sobreviver. "Nenhuma criança vai para a adoção porque ficou um dia sem almoçar, levou um tapinha. Se foi destituída, é porque já sofreu muito", conta.

Na nova casa, o garoto, que hoje tem seis anos, evoluiu. Com os remédios certos, o vírus HIV está quase indetectável. A mãe faz questão de explicar sobre a doença: ele entende que tem soldadinhos e monstrinhos no sangue, e que precisa deixar os soldadinhos mais fortes e os monstrinhos mais fracos.

O sonho da paulistana é um futuro tranquilo. "Uma das primeiras perguntas que me fazem é se o vírus foi transmitido pela genitora. E quando for adolescente, irão julgá-lo? Dizer que ele não se cuidou?"

Karla procura tirar dúvidas de outras pessoas e desmistificar a adoção de crianças com HIV. "Visto a camisa", enfatiza. "Quem sabe, quando meu filho crescer, o preconceito terá diminuído e ele não vai sofrer tanto."

*

Meu filho é adotado, negro, soropositivo. Tem tudo para sofrer preconceito. Temos que trabalhar a cabecinha dele contra a ignorância

Karla Oliveira, 29

Publicidade
Publicidade