Itaim Bibi mantém ciclovias conservadas a uma distância segura do trânsito

A bicicleta pode ser uma ótima opção para se locomover pelo Itaim Bibi. Com uma das ciclovias mais bem conservadas da cidade no eixo central do bairro, a avenida Faria Lima, pedalar por ali agiliza os deslocamentos do dia a dia e proporciona um bom passeio de fim de semana.

A rota liga o parque Ibirapuera, na zona sul, ao parque Villa-Lobos, na região oeste, passando por pontos de interesse como o Museu da Casa Brasileira, a Casa Bandeirista e o Sesc Pinheiros, nas proximidades do largo da Batata.

Ciclistas iniciantes não precisam se preocupar, o trecho possui duas pistas serpenteando o canteiro central da via em segurança, longe do trânsito e com rampas e semáforos nos cruzamentos.

Outra opção é a ciclovia do rio Pinheiros, aberta das 5h às 18h30. Com acesso por uma passarela no parque do Povo, a pista segue margeando o maltratado rio, outrora símbolo da cidade.
A rota é a preferida de atletas para treinos de bike e costuma ficar lotada nas manhãs de sábado e domingo, com pelotões velozes passando de um lado para o outro.

Com o cair da tarde, o movimento se acalma e a via fica ideal para um passeio em família, com alguns pontos de apoio para os ciclistas, com água e banheiros.

Ainda que o excesso de lixo no rio entristeça o olhar, árvores frutíferas e uma fauna rica em roedores e pássaros são habitués do local, que, acreditem, até ganhou alcunha de ciclovia da capivara.

*

Três lugares para ir de bike

MUSEU DA CASA BRASILEIRA
O MCB tem um grande acervo de mobiliário brasileiro, com peças do século 17 a 20. Também recebe feiras no jardim do casarão onde funciona, como o Mercado Manual.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705

CASA DO BUTANTÃ
Encravado no terreno de um moderno prédio espelhado da Faria Lima, a casa de estilo colonial é tombada como patrimônio histórico. Chegou a virar ruína e foi restaurada há alguns anos.
R. Iguatemi, 1-47

SESC PINHEIROS
Chegando em Pinheiros, próximo ao largo da Batata, o Sesc reúne em um mesmo prédio espaço para exposições,
teatro, shows e até um restaurante bom, bonito e barato.
R. Pais Leme, 195

Publicidade
Publicidade