Muji chega à capital para uma visitinha, mas deixa de fora clássicos do catálogo

Sabe aquela culpa que você sente quando se interessa mais pela lojinha do museu do que pela exposição? Este não é o caso aqui.

A lojinha É a exposição. Estamos falando da Muji, que abre nesta terça (19) uma mostra e uma loja pop-up na Japan House, na avenida Paulista. Até o dia 22 de julho, vai dar para ver e comprar os deliciosos produtos superminimalistas da marca japonesa.

As peças clean, básicas e bem-feitas estarão expostas e à venda. Nem todas, no entanto. Vieram itens de papelaria, decoração e escritório. Ficaram faltando os edredons e as roupas, além de clássicos, como o difusor de aroma. Na exposição eles aparecem, só para dar mais vontade.

Nada é muito caro na Muji e isso faz parte da filosofia da grife. O item mais barato é um caderninho de R$ 9. O mais caro, este, sim, bastante acima da média, uma mala de viagem de R$ 1.800. Fundada no Japão em 1980, a marca tem a simplicidade como princípio, seja na seleção de materiais, seja nos processos de produção e nas embalagens.

A ideia de trazer a loja ao Brasil tem uma intenção: os executivos da empresa querem testar o mercado para analisar se vale a pena abrir um estabelecimento fixo por aqui. "Estamos pensando nisso para o futuro.

O que posso dizer é que há grande possibilidade para um negócio na América do Sul", diz Toru Tsunoda, presidente da Muji dos Estados Unidos. A companhia está espalhada pelo mundo. Só em Nova York tem cinco pontos, mais seis na Califórnia, além de França, Alemanha, Itália, Irlanda, Inglaterra, Portugal e em quase todos os países da Ásia. No Japão, as lojas também funcionam com restaurantes, nos quais a comida segue a mesma ideologia.

Muji (Japan House). Av. Paulista, 52, piso térreo, tel. 3090-8900. De 19 de junho até o dia 22 de julho.

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