Sabe aquela culpa que você sente quando se interessa mais pela lojinha do museu do que pela exposição? Este não é o caso aqui.
A lojinha É a exposição. Estamos falando da Muji, que abre nesta terça (19) uma mostra e uma loja pop-up na Japan House, na avenida Paulista. Até o dia 22 de julho, vai dar para ver e comprar os deliciosos produtos superminimalistas da marca japonesa.
As peças clean, básicas e bem-feitas estarão expostas e à venda. Nem todas, no entanto. Vieram itens de papelaria, decoração e escritório. Ficaram faltando os edredons e as roupas, além de clássicos, como o difusor de aroma. Na exposição eles aparecem, só para dar mais vontade.
Nada é muito caro na Muji e isso faz parte da filosofia da grife. O item mais barato é um caderninho de R$ 9. O mais caro, este, sim, bastante acima da média, uma mala de viagem de R$ 1.800. Fundada no Japão em 1980, a marca tem a simplicidade como princípio, seja na seleção de materiais, seja nos processos de produção e nas embalagens.
A ideia de trazer a loja ao Brasil tem uma intenção: os executivos da empresa querem testar o mercado para analisar se vale a pena abrir um estabelecimento fixo por aqui. "Estamos pensando nisso para o futuro.
O que posso dizer é que há grande possibilidade para um negócio na América do Sul", diz Toru Tsunoda, presidente da Muji dos Estados Unidos. A companhia está espalhada pelo mundo. Só em Nova York tem cinco pontos, mais seis na Califórnia, além de França, Alemanha, Itália, Irlanda, Inglaterra, Portugal e em quase todos os países da Ásia. No Japão, as lojas também funcionam com restaurantes, nos quais a comida segue a mesma ideologia.
Muji (Japan House). Av. Paulista, 52, piso térreo, tel. 3090-8900. De 19 de junho até o dia 22 de julho.