Quem é você na fila do gim? Conheça a história da bebida

Além do zimbro, obrigatório na receita do gim, são botânicos que ajudam a dar aroma e personalidade a cada rótulo. Trata-se de uma lista que passa por semente de coentro e raiz de angélica e vai até folha de pitangueira.

Para você não ter medo de escolher, um time convocado pela revista sãopaulo pinçou diferentes perfis aromáticos, que foram ligados a pratos e músicas. Assim, fica mais fácil eleger o seu (ou os seus).

Marcos de Lima Junior
ilustração

FLORAIS

Aroma delicado de flor, que pode remeter, por exemplo, a pétalasde rosa, lavanda, jasmim e calêndula.

Música
da cantora canadense Feist, com sutilezas e que não sai do tom.

Prato
doce com creme de pétalas de rosa e gelatina de água de flor de laranjeira.

_

CONDIMENTADO

Relacionado a especiarias como pimentas (do reino, rosa e da Jamaica), mas também itens como anis-estrelado, cardamomo e açafrão.

Música
todas do apimentado músico baiano Caetano Veloso.

Prato
carpaccio de carne com crosta de garam massala ou curry verde.

_

HERBAL

Seu perfume pode variar muito, começando com aroma de chá, passando por boldo, tomilho, menta, manjericão e orégano fresco.

Música
sertanejo de raiz, dupla de viola que lembra tempos de fazenda e remete à terra.

Prato
salada de burrata com tomates assados ao forno.

_

FRUTAS CÍTRICAS

Lembra ingredientes bem conhecidos, como cascas de limão, tangerina, lima e também grapefruit.

Música
do violonista espanhol Paco de Lucía, que revolucionou a música flamenca.

Prato
ostras ou vieiras.

Marcos de Lima Junior
ilustração

*

HISTÓRIA DO GIM

Século 11
Monges italianos temperavam destilados de vinho com bagas de zimbro. Durante a peste negra, tentaram, em vão, usá-los como remédio. Da Idade Média até a Renascença, o zimbro era empregado em virtude de seu perfume, seu sabor e suas propriedades medicinais.

Século 17
O nome da bebida vem do francês para o junípero, genièvre, alterado pelos holandeses para genever e encurtado pelos ingleses para gim. Sua origem é atribuída a Franciscus Sylvius, professor de medicina da Universidade de Leiden, na Holanda, que teria produzido um destilado neutro, aromatizado com vinho de zimbro e malte, usado como medicamento com propriedades diuréticas.

1714
Introduzida na Inglaterra por soldados que retornavam dos Países Baixos, a bebida tornou-se tão popular que a palavra "gin" apareceu impressa pela primeira vez na Grã-Bretanha graças ao aumento alarmante na produção
1727 Daniel Defoe (de "Robson Crusoé") escreveu que mais da metade dos 15 mil estabelecimentos de bebidas de Londres se dedicavam a ela: um retrato da "Gin Craze".

1736
Em Londres, o capitão Dudley Bradstreet pendurou uma placa com um gato pintado na janela, deixando claro que vendia doses da "ruína das mães". Era uma versão mais doce e menos botânica do que a maioria dos gins encontrados hoje no mercado, apelidada de Old Tom.

1793
Produzido apenas em Plymouth, na Inglaterra, pela Black Friars Distillery, o estilo Plymouth de gim é mais terroso, herbáceo e frutado.

1820
Naquela década, na luta contra a malária, oficiais do exército britânico na Índia misturavam quinino com açúcar e água, criando a água tônica. Amarguíssima, a forma de torná-la mais palatável era adicionando gim. Nascia o gim-tônica.

1826-1831
Os produtores de gim inventaram a coluna de destilação. Esse dispositivo tornou a bebida mais barata e limpa do que nunca. Nascia o estilo chamado London Dry.

1884
"Modern Bartenders' Guide", de O.H. Byron's, um dos manuais da coquetelaria moderna, traz a receita do Martínez, o pai do dry martíni e, na realidade, uma versão do Manhattan com gim substituindo o uísque.

1953
Em "Casino Royale", Ian Fleming inventa James Bond e o Vesper, um coquetel com gim e vodca.

2000
Afirma-se o New Western Dry Gin, também chamado de New American -ao contrário dos gins tradicionais, um estilo em que o elemento dominante não é mais o zimbro. O primeiro exemplo foi o Hendrick's, com seu sabor de pepino e rosa.

Fontes
Aline Bortoletto, da Esalq-USP
Domingos Meirelles, do Sóshots & Gin Club
Néli Pereira, do Espaço Zebra
Márcio Silva, do Guilhotina
Oscar Bosch, do restaurante Tanit
Spencer Jr., do Frank

Publicidade
Publicidade