Linguagem acadêmica entra nas escolas; aluna do Pueri publica artigo com doutores

Ela tem 14 anos, está no 9º ano e é autora de um artigo que será publicado em uma revista científica editada por professores da USP. O título do texto é "Estudo da experiência irreal do cinema e do sonho e breve análise da distopia". Freud e o clássico "1984", de George Orwell, são algumas das referências.

Dominique Portella escolheu o tema para desenvolver na aula de iniciação científica do seu colégio, Pueri Domus. A disciplina foi implementada neste ano e segue a trilha detectada pela "Convenit Internacional", que publicará o artigo: o ensino médio e o fundamental perceberam a importância do contato com pesquisa e linguagem acadêmica.

"Isso deve minimizar um problema dos universitários, que podem entrar bem colocados no vestibular, mas não sabem ir atrás do conhecimento. Acham que pesquisa é copiar e colar", diz Silvia Colello, professora da Faculdade de Educação da USP e membro do conselho editorial da revista, que criou uma edição em que adolescentes dividem espaço com mestres e doutores.

As aulas do Pueri ensinam o que é plágio, como se deve buscar uma fonte e citá-la, inclusive com regras de padronização de texto da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), exigidas em trabalhos acadêmicos. "Os alunos ficaram mais criteriosos até nas outras disciplinas", diz Vitor Ikeda, professor de iniciação científica.

Eles aprendem a delimitar um problema teórico. A turma de Dominique estudou temas variados, de futebol a feminismo e eleições. Ela se aprofundou na distopia, "o contrário da utopia", como explica, com a sociedade em cenários apocalípticos.

"Leio livros e vejo filmes e séries sobre um futuro distópico, como 'Jogos Vorazes'. Quis entender por que as pessoas se prendem a esse tema no entretenimento e não se mobilizam para evitar catástrofes." Freud explica.

*


PUERI DOMUS
Infantil, fundamental e médio
Chácara Santo Antônio: r. Verbo Divino, 993, tel. 3512-2222
Itaim: r. Itacema, 214, tel. 3078-6999
Aclimação: r. Muniz de Sousa, 1.051, 3478-7701
Aldeia da Serra: est. Dr. Yojiro Takaoka, 3.900, tel. 2050-4400
Mensalidade: de R$ 2.870,77 a R$ 5.193,55

Publicidade
Publicidade