Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
19/09/2010 - 12h43

Escultor peruano faz intervenção no centro de São Paulo

Publicidade

FLÁVIA MANTOVANI
DE SÃO PAULO

Quando se mudou de mala e cuia para a praça do Patriarca, no centro de São Paulo, o artista plástico peruano Oscar Kovach, 32, percebeu que as rodinhas da bagagem "tropeçavam" nas pedras portuguesas que se soltavam do piso. Vivendo por dois meses na residência artística no edifício Lutetia, que fica no local, não pôde deixar de perceber também a quantidade de moradores de rua da área.

Teve, então, a ideia de unir as duas coisas: esculpiu um homem dormindo no chão, usando essas pedras típicas do centro. "Ninguém olha mais para os mendigos. Eles usam esses cobertores cinza, quase da mesma cor do chão, fica tudo mimetizado", observa. Para conseguir a matéria-prima, fez amizade com pedreiros que consertavam o piso e eles lhe davam as sobras.

O resultado foi levado por ele à praça às 4h30 da manhã da última quinta-feira, e mexeu com a rotina do lugar. Os passantes paravam, fotogravam e filmavam com seus celulares. Policiais olharam por um bom tempo, com medo de que houvesse uma pessoa dentro. Garis ficaram em dúvida sobre o que fazer com a escultura.
Oscar observava tudo sem se identificar. Em uma ocasião, disse que era o autor e ficou respondendo às perguntas dos curiosos.

Ficou lá até as 18h e, quando voltou, às 21h, a escultura não estava mais. "Imaginei que iriam tirar em algum momento. Era parte do projeto", diz. Ele fotografou e filmou a intervenção, que deve virar documentário.

Vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página