Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
19/01/2011 - 18h08

Ciclofaixa que liga parques paulistanos ganha 20 km

Publicidade

LAILA ABOU MAHMOUD
DE SÃO PAULO

Adeptos da bike como esporte ou lazer têm um novo estímulo para passear e se exercitar aos domingos. A partir de domingo (23), os 10 km já existentes de ciclofaixas de lazer, que interligam três dos principais parques da cidade, vão virar 30 --as medidas somam os percursos de ida e volta.

Jefersson Coppola/Folhapress
Ciclofaixa, que hoje tem 10 km, vai ganhar mais 30 km; assim, a via vai chegar ao parque Villa-Lobos, na zona oeste
Ciclofaixa, que hoje tem 10 km, vai ganhar mais 30 km; assim, a via vai chegar ao parque Villa-Lobos, na zona oeste

Um quarto parque, o Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, será incorporado ao trajeto, que já inclui o parque do Povo (na Vila Olímpia, ao qual será ligado diretamente), o das Bicicletas (em Moema) e o Ibirapuera.

As ciclofaixas funcionam só aos domingos. A faixa da direita das vias é pintada, sinalizada e separada das demais por cones, colocados às 5h. Ficam reservadas aos
ciclistas das 7h às 14h. Depois, o trânsito volta ao normal.

Monitores ligados à Federação Paulista de Ciclismo ficam dispostos em diversos pontos, controlando o fluxo e dando informações. Muitos estão aptos a ajudar em pequenos reparos, como encher pneus.

"Eles orientam, por exemplo, crianças sobre bicicletas de rodinhas a ficarem à esquerda, longe dos cones e dos carros", explica Marcos Mazzaron, diretor de ciclofaixas da instituição.

Segundo Mazzaron, a partir do dia 23 será 80 o número de monitores, 30 a mais que os já existentes.

Além da sinalização reforçada com semáforos exclusivos para ciclistas, cerca de 300 placas de regulamentação foram incorporadas ao novo trecho, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Outra novidade é a tenda de reparos SOS Bike, em frente ao parque do Povo, que terá três mecânicos para consertos mais complexos, como trocas de correntes, câmbio travado e pneu furado. Outros sete, montados em bikes, irão auxiliar em emergências em outros pontos.

A Secretaria Municipal dos Esportes estima que, em manhãs ensolaradas, 20 mil paulistanos frequentem o circuito de ciclofaixas e que esse número possa dobrar com o novo trecho. Hoje, entre ciclovias (de uso exclusivo de bicicletas) e ciclofaixas, São Paulo tem 47,5 km, segundo a CET.

Para Leori Tadeu Alho, vice-presidente da ONG Clube dos Amigos da Bike, a ciclofaixa é boa e bem sinalizada, mas deveria ser mais difundida. "Tenho vizinhos bicicleteiros que não sabem da existência do percurso." Para ajudar na divulgação, a ONG estuda organizar um passeio mensal pelo trajeto dos parques.

Para pedalar tranquilamente

- Respeite os sinalizadores e a área delimitada pelos cones. Ultrapassagens são perigosas e irregulares

- Verifique seus equipamentos: luva, capacete, bicicleta

- Há bikes para alugar em todos os parques da ciclofaixa, exceto no do Povo. Antes de sair com ela, dê uma volta de teste para checar se ela está em bom estado

- O "squeeze" está cheio de água? Vale conferir, pois o próximo posto para abastecer pode estar longe

- Respeite ciclistas com família ou com menos condicionamento. A ciclofaixa é para todos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página