Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
18/01/2011 - 17h24

Água das tempestades se une à sujeira e corre em rua de SP

Publicidade

GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO

A água imunda escorre por cinco quadras rua abaixo e exala um cheiro insuportável. O esgoto está ali, a céu aberto, drama comum na periferia da capital. Mas a cena aqui descrita não é problema de uma área pobre e isolada da cidade. Longe disso, o líquido contaminado atravessa o coração dos Jardins, uma das regiões mais caras de São Paulo, e vira uma cachoeira nos dias de tempestade.

Newton Santos/Hype/ Folhapress
A água segue até cruzar a alameda Tietê e só volta à rede subterrânea após entrar em outra boca de lobo
A água segue até cruzar a alameda Tietê e só volta à rede subterrânea após entrar em outra boca de lobo

É na rua Padre João Manuel que o esgoto segue pela guia, cruzando as alamedas Jaú, Itu, Franca e Tietê, até cair na rede subterrânea por uma boca de lobo na alameda Lorena. Nos dias de chuva forte como os da última semana, o drama aumenta, com a formação de uma corredeira de esgoto.

E a causa disso está diretamente ligada ao que vem do céu, segundo a Sabesp. De acordo com a companhia de saneamento, a chuva que atinge os prédios da região da Paulista é lançada na rede de esgoto, o que sobrecarrega o sistema de coleta, que não foi projetado para receber tanta água.

A sãopaulo se deparou desde agosto de 2010 com a água suja, que corre ininterruptamente ali. Na semana passada, voltou lá em dois dias e horários diferentes: nada mudou.

Os carros que entram no condomínio residencial Les Jardins des Jardins, na alameda Jaú, levam a sujeira para a garagem. E os seguranças do edifício convivem com o odor
desagradável. "O esgoto vem dos prédios que estão mais acima. Quando chove, a correnteza é forte, e o cheiro também", diz Ubirajara Alves Teodoro, gerente do condomínio.

Para a companhia, resolver o problema é difícil porque envolve os condomínios, os quais precisam fazer reparos na tubulação. Pior, a rede de água da região está subdimensionada e precisa de mais 12 km de canos. Enquanto a solução não chega, a cascata de esgoto segue seu curso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página