Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
20/02/2011 - 02h46

Helena Mattar dá dicas para conservar vinho em casa

Publicidade

ANA PAULA BONI
DE SÃO PAULO

Atualizado às 19h46.

A sommelière Helena Mattar dá dicas sobre como guardar vinhos em casa. Formada pela Cordon Bleu de Paris, ela é a responsável pela carta do restaurante Vito, na Vila Madalena, que conta com cerca de cem rótulos.

Jefferson Coppola/Folhapress
Formada pela Cordon Bleu de Paris, Helena Mattar é a responsável pela carta do restaurante Vito, de São Paulo
Formada pela Cordon Bleu de Paris, Helena Mattar é a responsável pela carta do restaurante Vito, de São Paulo

Folha - Vale a pena ter adega (a máquina) em casa?
Helena Mattar - Adegas costumam ser bem caras e, por isso, acabam sendo um investimento. Mas vale muito a pena para aqueles que apreciam vinhos, bebem com frequência ou exigem um vinho bem armazenado e preservado.

Mesmo se a pessoa não vai guardar a garrafa por uns três anos?
Vale! A cada dia que passa, mais e mais vinhos são feitos para serem consumidos ainda jovens. Vinhos de guarda são extremamente caros, principalmente no Brasil. Por isso, é cada vez mais raro ver pessoas comprando em grandes quantidades. A adega ajuda na organização, poupa espaço na geladeira e mantém o vinho na temperatura ideal de consumo. Lembrando que o vinho é uma bebida "viva", em constante evolução. Uma temperatura muito baixa ou muito alta prejudica o seu desenvolvimento.

Quais garrafas e/ou tipos de vinho devo ter na minha adega?
Cada adega armazena um número de garrafas. Ultrapassar muito esse número e abarrotá-la não é muito legal, pois ela terá que trabalhar além da sua capacidade para manter a temperatura. Quanto ao tipo de vinho, vai do gosto de cada um. Recomendo manter na adega os vinhos especiais que requerem cuidado e aqueles que se pretende consumir nas próximas semanas, pois assim já estarão na temperatura ideal.

Posso misturar vinhos brancos e tintos na mesma temperatura?
A prática comum é deixar a adega regulada entre 14ºC e 16ºC, que é a temperatura de consumo dos vinhos tintos. Guardar os brancos nesta mesma temperatura não tem problema nenhum. Porém, eles deverão ser resfriados em um balde de gelo antes do consumo, já que devem ser servidos a 8ºC.

Se não tenho adega e o vinho está na temperatura ambiente, por quanto tempo devo deixá-lo na geladeira ou no congelador antes de servi-lo?
É difícil dizer um tempo exato, pois depende da temperatura externa e do refrigerador. Mas podemos dizer que, em média, 35 minutos no freezer ou 50 minutos na geladeira. Caso coloque no freezer, cuidado para não esquecê-lo! Um vinho congelado é a última coisa que você quer. Lembre-se apenas de que baldes de gelo podem ser uma terceira opção. Dica: compre um termômetro daqueles que envolvem a garrafa. Pode ajudar muito aqueles que não têm e/ou não pretendem ter uma adega.

Se eu não vou tomar toda a garrafa, posso guardá-la por quanto tempo na geladeira?
Não por muito tempo, pois a grande maioria dos vinhos é extremamente sensível. Acredito que do almoço até o jantar ou do jantar até o próximo almoço ele pode aguentar. Recomendo as rolhas a vácuo, que ajudam a preservá-lo melhor e por um pouco mais de tempo.

Devo deixá-la deitada ou posso mantê-la de pé na porta da geladeira?
Vinhos devem ser sempre estocados na horizontal, seja na adega, na geladeira ou na despensa. O líquido deve sempre estar em contato com a rolha. Caso contrário, ela pode vir a ressecar e deixar que o ar entre, oxidando o vinho. Caso o vinho já esteja aberto e seja mantido por apenas algumas horas, não tem problema ele ficar de pé. A exceção são os vinhos com tampa de rosca.

Como saber se o vinho estragou depois de aberto e mantido na geladeira?
Tente perceber se seus aromas e gosto mudaram. Caso estejam avinagrados ou próximos ao de um vinho do Porto, significa que ele estragou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Fogão Fogão De diversas marcas a partir de R$ 358,20

Notebook Notebook Windows 8, LED, Intel" Core a partir de R$ 799,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página