Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
25/03/2011 - 16h34

Musical sobre Evita tem figurino baseado em originais da Dior

Publicidade

MARIA LUíSA BARSANELLI
DE SÃO PAULO

Famosa por sua elegância, Evita Perón gostava de roupas impecáveis. Um de seus estilistas favoritos, Christian Dior, teria dito que vestiu apenas uma rainha: ela. O musical que conta sua história não poderia ter ficado por menos, e o capricho nos figurinos do espetáculo, que estreia neste sábado (26) no Teatro Alfa, é prova disso.

João Caldas/Folhapress
Daniel Boaventura e Paula Capovilla como Juan e Evita Perón
Daniel Boaventura e Paula Capovilla como Juan e Evita Perón

Baseado na montagem de Andrew Lloyd Webber --autor de clássicos como "O Fantasma da Ópera" e "Cats"--, exibida em Londres em 1978, a peça tem 350 figurinos. Muitos são baseados em trajes que a ex-primeira-dama argentina (1919-1952) comprava na Maison Dior, em Paris.

"Evita era antenada com a moda e tinha acesso aos grandes estilistas. Você vê o tempo passar pelo que ela vestia", diz Fábio Namatame, figurinista da montagem, que falou sobre curiosidades do vestiário da peça.

Cópia fiel

A produção conseguiu da Dior croquis e a lista de pedidos de Evita. Um dos vestidos foi recriado fielmente. "A gente usou um tule francês chamado 'illusion', o mesmo do original. E parece que há um erro histórico. Evita não teria usado esse vestido na cena do balcão, como fizeram na montagem de 1978. Mas, como virou um clássico, a gente não teve muito como fugir", conta Fábio.

Reprodução
CÓPIA FIEL A produção conseguiu da Dior croquis e a lista de pedidos de Evita. Um dos vestidos foi recriado fielmente. "A gente usou um tule francês chamado 'illusion', o mesmo do original. E parece que há um erro histórico. Evita não teria usado esse vestido na cena do balcão, como fizeram na montagem de 1978. Mas, como virou um clássico, a gente não teve muito como fugir", conta Fábio.

Ilusões de ótica

Para que fossem vistos pela plateia, alguns acessórios e detalhes do figurino foram aumentados. Um dos broches ficou com o dobro do tamanho original. Já o bordado de um vestido ganhou pedrarias mais volumosas. No terno de um cantor de tango, foram aplicadas fitas de laicra. Visto de longe e iluminado, parece um terno de risca de giz.

Perucas e mais perucas

O adereço é composto por fios de cabelo natural, "costurados" sobre um tule moldado de acordo com a forma da cabeça das atrizes. A cor certa é conseguida com tintura ou com a mescla de fios de vários tons. Três vezes por mês, as perucas são lavadas com xampu comum.

Reprodução
ILUSÕES DE ÓTICA Para que fossem vistos pela plateia, alguns acessórios e detalhes do figurino foram aumentados. Um dos broches ficou com o dobro do tamanho original. Já o bordado de um vestido ganhou pedrarias mais volumosas. No terno de um cantor de tango, foram aplicadas fitas de laicra. Visto de longe e iluminado, parece um terno de risca de giz.

Espetáculo em números

350 trajes
45 atores
60 perucas para 16 atrizes
12 figurinos e 4 perucas são só para Evita

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página