Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
17/04/2011 - 02h52

Receita de bacalhau é opção de almoço em casa na Semana Santa

Publicidade

ANA PAULA BONI
DE SÃO PAULO

É impossível não pensar em bacalhau durante a Semana Santa. Para quem não dispensa o peixe no feriado e preza almoçar em casa, a sãopaulo foi atrás de uma boa receita para compartilhar com a família.

O prato bacalhau do Manuel é servido o ano inteiro no Bacalhoeiro, restaurante lusitano localizado na zona leste da cidade. O nome é emprestado do português Manuel Antunes das Neves, 69, pai do dono do endereço, Anselmo Tenreiro Neves, 45.

"Esse é um bacalhau muito apreciado por meu pai", conta Anselmo. "A gente sempre fez em casa, aos domingos." A receita, que leva uma posta dourada no azeite acompanhada de brócolis, batata sauté, tomate e azeitona, está no menu desde a abertura do local, em 2009.

Além do bacalhau do Manuel (R$ 110), o lugar ainda sugere o bacalhau à moda antiga (que fica 12 horas de molho no leite, R$ 115) para quem quiser sair de casa e comer no endereço na sexta-feira (22) e no domingo (24).

Ingredientes
(rende uma porção)

300 g de bacalhau dessalgado
120 g de brócolis
100 g de batata
60 g de azeitonas pretas sem caroço
1 tomate sem pele e sem sementes
2 dentes de alho
Azeite
Sal a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira com azeite, doure o bacalhau. Enquanto isso, em outra frigideira, coloque o alho picado com azeite a gosto. Deixe o alho dourar e depois acrescente o brócolis pré-cozido. Numa terceira frigideira, com azeite, dê uma leve dourada no tomate partido ao meio e nas azeitonas. À parte, cozinhe as batatas e, depois, corte-as em cubinhos e frite no azeite com sal e salsinha picada.

Montagem

Disponha a posta de bacalhau no prato e, ao seu lado, o brócolis, a batata, o tomate e as azeitonas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página