Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
18/05/2011 - 20h57

Motorista de ônibus decora cabine de rosa

Publicidade

ANDRÉ LOBATO
DE SÃO PAULO

"Quando não venho de blusa rosa, os passageiros notam e reclamam", disse orgulhosa Marta Ribeiro dos Passos, 34, enquanto exibia as unhas da mesma cor às 5h41 da quarta-feira da semana passada (11) no terminal Vila Mariana (zona sul de São Paulo).

Quarenta minutos antes, ela afivelou o cinto de segurança, também rosa, engatou a primeira marcha no câmbio decorado e seguiu viagem no volante do ônibus que sai da Lapa. Uma cortina de borboleta deixava a cabine ainda mais personalizada.

Daigo Oliva/Folhapress
Marta Ribeiro dos Passos, 34, pronta para o trabalho
Marta Ribeiro dos Passos, 34, pronta para o trabalho

A cor rosa é sua "marca registrada", como define, e o percurso, seu favorito. "Amo meus passageiros. São sempre as mesmas pessoas, nos mesmos pontos", diz ela, que troca cumprimentos com os mais chegados.

A fã de música sertaneja percebeu o quanto seu trabalho era importante quando o pai morreu, no dia 28 de dezembro. Sem o volante, conta, teria sido mais difícil superar a perda. "O trabalho foi como uma terapia."

Motorista de ônibus há sete anos, Marta concluiu que as mulheres na direção são uma segurança para a população. Por dois motivos: dirigem com uma "perfeição maior" e pilotam por gosto, não por obrigação. "Não me vejo fazendo outra coisa", diz.

Quando não está no trabalho, Marta acelera na sua moto 125 cilindradas, uma potência módica que ela pretende em breve dobrar. "Descarrego toda a minha adrenalina nela."

Ao cruzar a avenida Paulista, ela comenta: "Aqui a gente vê de tudo. Sou toda rosa, mas adoro esse pessoal que anda de preto. Acho interessantes essas várias tribos."

Nem preto nem só rosa, o inverno 2011 da coleção Marta terá também o tom lilás. "Já mandei fazer outra cortina, vou intercalar com o rosa", explica. "Não quero ser a melhor. Só quero fazer a diferença", completa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página