Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Acompanhe a sãopaulo no Twitter
18/06/2011 - 17h00

Bar traz testículos de boi no cardápio

Publicidade

STEPHANY TIVERON
DE SÃO PAULO

O Valadares, tradicional bar da Lapa, mantido desde 1962 pelos mesmos donos, foi eleito o melhor da zona oeste pelo Datafolha. Nesta entrevista, Luiz Adelino, um dos irmãos no comando do bar, comenta o curioso cardápio que inclui testículos de boi.

Por que incluir testículos de boi e de galo entre os petiscos?
Meu pai era fazendeiro e se especializou em castrar o gado a canivete. Ele tirava os testículos, colocava numa bandeja e ia pra cozinha. Nos ensinou como prepará-los. Minha mãe não gostava de jeito nenhum! Já viemos para São Paulo com a ideia de fazer os petiscos.

Acesse a página especial de O Melhor de sãopaulo
Valadares apega-se aos hábitos do passado
Ráscal oferece comida expressa feita na hora
Cervejas alemãs, belgas e tchecas destacam-se no Frangó

Fernando Martins/Paralaxis/Folhapress
sao paulo,brasil 11-06-2011 fotos do bar valadares na rua faustolo,463 na lapa. retrato do seu luiz adelino. FOTOS : FERNANDO MARTINHO/PARALAXIS
Luiz Adelino trouxe da infância na fazenda do pai as requisitadas iguarias que enfeitam o cardápio do Valadares

Qual o modo de preparo?
Faço testículos à milanesa e ao alho e óleo. Também tem a farofa: corto o testículo bem fininho, frito com bacon, alho, cebola, um pouquinho de pimentão e mistura com a farinha.

De onde vem a matéria-prima?
Ainda temos a fazenda, que ficou como herança, em Governador Valadares (MG). Mas é um frigorífico que fornece os testículos para abastecer o bar.

Já presenciou alguma situação engraçada?
Ah, sim: o camarada vem com a namorada, pede como se fosse uma porçãozinha de filé e ela come, toma uma caipirinha e tal. Depois ele pergunta: "você sabe o que comeu?". Quando ela descobre...

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página