hoje

Sexta tem Bienal do Livro e deve ter manifestação de professores

São Paulo, 26 de agosto de 2016. Sexta-feira.

Bom dia para você que se curte à beça!

Veja o que você precisa saber para tocar e aproveitar o seu dia:

*

PARA CURTIR A CIDADE

Divulgação
Público na 23ª edição da Bienal do Livro de São Paulo, em 2014
Público na 23ª edição da Bienal do Livro de São Paulo, em 2014

Para todos os gostos | Com seções para crianças, gastronomia e debates culturais, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo inaugura sua 24ª edição. O público pode entrar em contato com autores como Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, e youtubers celebrados entre jovens. O evento ocorre no Pavilhão Anhembi. Veja a programação aqui.

Show | O músico Tatá Aeroplano lança seu CD "Step Psicodélico" em show hoje às 20h no Itaú Cultural.

Concerto | A Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP faz concerto em homenagem a atletas olímpicos brasileiros às 21h, na Sala São Paulo. No programa estão peças de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Oscar Lorenzo Fernandez. Ingressos custam de R$ 25 a R$ 50.

*

PARA TER ASSUNTO

Zanone Fraissat - 18.ago.2016/Folhapress
O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno
O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno

Datafolha | Na primeira pesquisa após o início oficial da campanha pela Prefeitura de São Paulo, o candidato Celso Russomanno (PRB) lidera com 31% das intenções de voto e mantém larga vantagem no segundo turno, revelou o Datafolha. O deputado federal está 15 pontos à frente da segunda colocada, a senadora Marta Suplicy (PMDB), que manteve os 16% aferidos na pesquisa anterior. Em seguida vem Luiza Erundina (PSOL), com 10%, Fernando Haddad (PT), com 8%, e João Doria (PSDB), com 5%.

Desemprego | O mercado de trabalho brasileiro iniciou o segundo semestre com resultado negativo e completou o 16º mês consecutivo de demissões superiores a contratações. O país fechou 94,7 mil postos de trabalho em julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Ministério do Trabalho.

Campanha | O horário eleitoral gratuito do primeiro turno terá início a partir das 5h desta sexta-feira (26), quando poderão ser veiculadas as inserções, e vai até o dia 29 de setembro. Com a mudança na lei eleitoral, em 2015, a propaganda gratuita agora durará 35 dias, dez a menos do que no passado. Também não há mais blocos para candidatos a vereador, somente para prefeito.

EUA | A maioria dos americanos acredita que a questão de gênero será um fator determinante nas eleições presidenciais de novembro. Eles se dividem, porém, sobre se esse peso será positivo ou negativo para a candidata democrata, Hillary Clinton.

Pedalando e ganhando | A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (24), em segunda votação, um projeto de lei que prevê a criação do "Programa Bike SP", para recompensar financeiramente ciclistas que optam pela bicicleta em seus deslocamentos diários. A proposta segue agora para avaliação do prefeito Fernando Haddad (PT), que pode vetá-la ou sancioná-la. Se tiver aval do petista, ainda dependerá de regulamentação.

Olimpíada | Após prometer reembolso, Rio-2016 diz que não vai ressarcir torcedores. Torcedores que perderam competições do primeiro dia da Olimpíada por causa das enormes filas que se formaram não estão conseguindo o ressarcimento prometido pelo Comitê Rio-2016.

História | O presidente Juan Manuel Santos entregou, na tarde desta quinta (25), o texto do histórico acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Levantamento | O número de falhas graves no metrô de São Paulo mais que dobrou em cinco anos, e a tendência de alta continua em 2016, segundo dados obtidos pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação.

*

É MELHOR SE PREVENIR...

Tempo | A previsão é de temperatura máxima de 27ºC e mínima de 12ºC. O céu deve ficar parcialmente claro com névoa úmida.

Protesto | O sindicato dos servidores das escolas municipais de São Paulo planeja, nesta sexta-feira (26), uma paralisação das atividades da categoria em protesto contra projetos de lei que restringem gastos com funcionalismo. Uma manifestação está marcada para as 14h no viaduto do Chá, diante da sede da prefeitura.

Centro | A rua Sergipe, em Higienópolis, está interditada para o trânsito de veículos na altura da rua Ceará. O bloqueio se dá em razão de obras da futura estação Angélica/Mackenzie da linha 6-laranja do metrô e deve durar aproximadamente três anos.

Zona sul | A rua dos Otonis está bloqueada entre as ruas Varpa e Pedro de Toledo até o mês de setembro para obras da estação Clemente, da linha 5 do metrô. A rua Pedro de Toledo também fica interditada entre as ruas Domingos de Morais e Tenente Gomes Ribeiro para a continuação de obras da linha 5-lilás do metrô. O bloqueio segue até fevereiro de 2018. A rua José Guerra fica fechada entre as ruas da Paz e Alexandre Dumas até 30 de outubro para obras de extensão na av. Dr. Chucri Zaidan.

Zona leste | A av. Sapopemba tem interdição entre as ruas Milton da Cruz e Francisca Marinho, na zona leste da cidade, no sentido centro, das 23h de quinta até as 5h desta sexta (26). O bloqueio se dá em razão de obras da linha 15-prata do metrô.

Zona oeste | A rua João Ramalho, na zona oeste, fica bloqueada na altura da rua Cardoso de Almeida e tem tráfego restrito no trecho até a rua Atibaia até julho de 2019. A interdição se dá em razão das obras da futura estação PUC/Cardoso de Almeida da linha 6-laranja do metrô.

*

SEUS AMIGOS VÃO FALAR DISSO

Divulgação
Com mais de 1 km de comprimento, a "Montezum" é a quinta maior montanha-russa de madeira do mundo
Com mais de 1 km de comprimento, a "Montezum" é a quinta maior montanha-russa de madeira do mundo

Tchauí, tchauí | O parque de diversões Hopi Hari entrou nesta quarta-feira (24) com pedido de recuperação judicial. A entrada na Justiça foi aprovada pelo conselho de administração da companhia e por assembleia geral extraordinária. Em dificuldades financeiras, o Hopi Hari tem enfrentado seguidos pedidos de falência. A situação financeira do parque vinha se deteriorando nos últimos tempos. Em janeiro, o Hopi Hari foi acusado por funcionários de atrasar o pagamento de salários, não pagar a segunda parcela do 13º salário e cortar o convênio médico.

hoje

Baixe grátis o app: Hoje Disponivel na App Store Hoje Disponivel na Google Play

Publicidade
Publicidade