Eleita melhor programa de milhagens, Smiles terá robô que emite passagens por aplicativo
Melhor programa de milhagem: Smiles (11%)
Também ganhou: Latam (11%)
O Latam Fidelidade ganhou a companhia de seu principal rival na categoria de melhor programa de milhagem, na avaliação de paulistanos que viajam.
Sinônimo do serviço no Brasil desde 1994, a Smiles —cujo nome faz uma divertida brincadeira com as palavras milhas e sorrisos em inglês— foi uma das marcas herdadas pela Gol após a compra da Varig, em 2007.
A empresa ganhou independência em 2013, mas segue como o programa de fidelidade da Gol, com mais de 12 milhões de associados e parcerias com 13 companhias aéreas internacionais, incluindo Air France, KLM, Delta e Emirates.
Uma série de mudanças nos últimos quatro anos rejuvenesceu o Smiles. O programa inovou ao permitir que o cliente completasse a compra por milhas pagando em dinheiro, mudou as regras para transferência de milhas entre contas e oferece a revalidação de milhas vencidas.
Em julho, ao lançar o Viaje Fácil, a marca inverteu a lógica dos programas de milhagem. Com ele, o passageiro emite o bilhete e só paga 60 dias antes do voo. Até lá, acumula as milhas que serão usadas para bancar a viagem. "Você compra fiado", brinca Leonel Andrade, presidente da Smiles.
"É um programa em que você primeiro resgata e depois acumula."
E vem mais por aí. Até o fim deste ano, os clientes poderão emitir passagens por meio de um chatbot, um robô capaz de conversar pelo aplicativo Messenger do Facebook como se fosse um atendente humano. "Aqui é mais fácil pra viajar, esse é o nosso mote", diz Andrade.