Eleito melhor destino na Ásia, Japão dá vida ao clichê de país moderno e tradicional

Melhor destino na Ásia: Japão (22%)
Melhor destino dos seus sonhos: Japão (4%), Paris (5%), Grécia, Itália e outros países europeus (5%)

Viajar para o outro lado do mundo enfrentando mais de 24 horas de voos e escalas vale para descobrir um Japão bem diferente daquela caricatura à qual nos acostumamos.

O Japão dá vida ao clichê de um país moderno e ao mesmo tempo tradicional, que conjuga ao mesmo tempo o silêncio e a timidez dos seus habitantes e um frenesi visual de prédios, letreiros, propagandas, trens rápidos, mascotes e musiquinhas por todos os cantos. Um caos muito bem disciplinado.

Planejar uma viagem até lá não é tão caro quanto se imagina, é possível viajar o país todo de trem. Turistas podem adquirir um passaporte que dá direito ao embarque ilimitado por um período de tempo.

Se planejada com antecedência, a passagem pode sair mais barata que uma ida aos Estados Unidos e a hospedagem varia, dos minúsculos hotéis cápsulas aos "ryokans" (espécie de pousada tradicional) com ofurô privado, para quem não abre mão de muito conforto (e tem uma conta recheada).

O roteiro básico inclui a capital Tóquio, Hiroshima, um dos principais pontos turísticos do país, a vida noturna de Osaka e Kyoto, com seus muitos templos —são mais de 1.600 templos budistas e 400 xintoístas.

Vale expandir um pouco a rota de Kyoto para Nara, onde um parque no meio da cidade tem sete grandes templos, alguns do século 6, e manadas de cervos, que ficam soltos pelo gramado à espera das bolachas vendidas para turistas.

Nada no Japão é improvisado. As bolachas são feitas com ingredientes próprios para os bichos. Mas não dê bobeira, um cartaz na bilheteria do Daibutsu, o Buda gigante de Nara, outra atração obrigatória, já avisa: se os veados comerem seu bilhete, pague outro.

Ao sul, Hiroshima vale mais do que um bate-volta a partir da capital japonesa. A cidade, alvo do primeiro bombardeio atômico da história, em agosto de 1945, faz chorar com seu museu memorial, mas encanta com muitos parques e cantos verdes.

Estando lá, não deixe de provar o "okonomiyaki", uma espécie de omelete japonesa, que na cidade leva um molho especial.

Se for fã de esportes, ainda vale ver um jogo dos Carp. O beisebol é uma paixão nacional comparável ao futebol no Brasil.

Para quem tem tempo para ir mais longe, vá até a ilha de Naoshima, espécie de Inhotim japonês, com museus de arte contemporânea e obras de Yayoi Kusama e Tadao Ando a céu aberto.

Não espere encontrar temakerias por lá, para os japoneses a receita é quase um pão com manteiga e ninguém ousaria servir em um restaurante. A febre a cada esquina é o lamen, cada cidade com seu estilo.

Também aposte no cafezinho. Os japoneses são fanáticos pela bebida e importam toneladas dos nossos melhores grãos, assim como os da África. Acredite, você pode ter a chance de experimentar um café melhor lá do que aqui.

*

QUEM LEVA

DECOLAR
Sete noites em Tóquio, em apto. duplo, com café da manhã. Inclui aéreo. A partir de R$ 3.787.

decolar.com

VENICE
Osaka, Kyoto, Hakone, Tóquio e seus principais pontos turísticos estão neste pacote de seis noites em apartamento duplo. Sem aéreo. A partir de US$ 2.985.

veniceturismo.com.br; tel. 3087-4747.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 21/09/2018
    1. 'Praia das tartarugas' esbanja opções de resorts em estilo família

      O Iberostar Praia do Forte é opção certeira para quem procura uma viagem romântica, com amigos ou com a garotada a tiracolo.

    2. Club Med Rio das Pedras une descanso e esportes radicais no litoral fluminense

      Construído entre o mar e a montanha, o Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), na região de Angra dos Reis, é uma boa opção para quem busca, além de conforto e descanso, agitação e opções de esporte.

    3. Pacote com tudo incluído permite relaxar o corpo no Transamerica Resort Comandatuba

      Neste verão, quem se hospedar no resort que fica no sul da Bahia poderá esquecer a carteira dentro da mala e relaxar não apenas o corpo, mas também o bolso.

    4. Novidade em Natal, Wish resort tem piscina de cara para o mar

      Localizado na Via Costeira, entre o Parque das Dunas e Ponta Negra, o Wish Natal é preparado para receber famílias e grupos de amigos que buscam conforto e contato com a natureza local. Afinal, o Rio Grande do Norte tem algumas das praias mais bonitas do Nordeste.

    5. Em frente ao mar azul do Caribe, resorts de Cancún e Riviera Maia atraem de grupos de amigos a casais

      A areia branca segue serena até tocar o mar azul-turquesa do Caribe sob uma leve brisa que ameniza o calor intenso. A paisagem é quase surreal, tamanha beleza. Mas elogios não fazem jus à pintura que pode ser vista da janela do Iberostar Cancún, resort que fica na zona hoteleira da cidade, porção mais turística da costa mexicana.

    6. Entre montanhas de Minas, Tauá Resort aposta em programação especial para a criançada

      A apenas 50 minutos de Belo Horizonte, o Tauá Resort, em Caeté (MG ), é daqueles lugares onde a família inteira se sente confortada. No Travelers' Choice do Trip Advisor 2018, ele aparece entre os 25 melhores do Brasil para famílias -e como o melhor do estado mineiro.

    7. Resort Santa Clara, no interior de SP, une spa luxuoso para os pais e aventuras para os filhos

      Em uma antiga fazenda de café no interior paulista, com 360 hectares, cuja sede foi construída pela família do presidente Washington Luís no início do século 20, o Santa Clara Eco Resort celebra duas décadas repletas de novidades.

    8. Resort Ponta dos Ganchos oferece bangalôs luxuosos para casais apaixonados em SC

      Exclusividade e privacidade são o lema do Ponta dos Ganchos. O resort all inclusive fica em uma península particular no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis (SC). Conhecida como Costa Esmeralda, a região é famosa pelo mar de águas cristalinas, onde os banhistas costumam se deparar com peixinhos nadando entre suas pernas.

    9. Em estilo colonial, Casa Grande é clássico do litoral paulista

      Com estilo colonial brasileiro, pé-direito alto, em terreno de 45 mil m² repleto de palmeiras e vegetação tropical, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é um clássico do litoral.

    10. Em Porto de Galinhas, Nannai tem ares polinésios, que fazem hóspede não querer arredar o pé de lá

      Uma certa atmosfera polinésia envolve o Nannai Resort & Spa, com seus bangalôs construídos sobre lâminas d'água e cercados por jardins tropicais. Sem mencionar os que estão à beira-mar, com piscinas e gazebos privativos. Há também apartamentos, mas em menor número que as acomodações mais cinematográficas.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
Publicidade