Eleito melhor destino para vinho, Chile e RS têm tour para enófilos principiantes

Melhor destino para vinho: Chile (12%) e Rio Grande do Sul (10%)

Para um país jovem no mundo do vinho como o Brasil, faz todo o sentido que o consumidor iniciante comece pelo começo: conhecendo a regiões vinícolas do Rio Grande do Sul e do Chile.

A serra Gaúcha produz a maioria dos vinhos do país. E é onde se pode respirar um interessante ar europeu -seja no lado alemão (sem vinho), seja no italiano, onde a cultura do vinhateiro, neste caso vindo do Veneto, moldou uma paisagem agrícola e humana.

A rural serra Gaúcha com suas tradições mostra um futuro promissor que o Brasil poderia ter tido se, como na Europa do século 18, tivéssemos feito uma reforma agrária.

Ao redor de cidades como Garibaldi, Flores da Cunha, Caxias do Sul, pode-se visitar vinícolas com seus tours para turistas; mas o mais emocionante é visitar os vinhedos, onde famílias prosperam em pequenas porções de terra, plantando a uva que depois beberemos e levando uma vida digna que o latifúndio brasileiro jamais proporcionou aos camponeses.

Divulgação
Cavas da vinícola Concha y Toro, em Santiago, no Chile. De um espaço como esse capturou-se um dos odores que fazem parte da fragrância do perfume
Cavas da vinícola Concha y Toro, em Santiago, no Chile

Na outra opção dos nossos enófilos principiantes encontra-se o Chile, a mais abundante fonte das importações vinícolas do Brasil. Ali a natureza mostra uma bonita pujança nas plantações que, em alguns casos, remontam a séculos atrás, com parreiras ancestrais anteriores à época em que a praga da filoxera, no século 19, dizimou vinhedos inteiros pelo mundo (mas encontrou uma barreira de contenção nos Andes chilenos).

Mas não se trata apenas de visitar vinícolas e plantações rurais; o que mais impressiona no Chile é que o turista pode entrar no mundo da vinicultura saindo apenas alguns minutos da capital do país.

Sim, de Santiago até a mais próxima região produtora, o vale do Maipo, aos pés da cordilheira dos Andes, são apenas alguns quilômetros. No Chile, entre a metrópole e o campo provedor do vinho, a distância é de uma rapidez —e comodidade— de espantar até o mais experimentado turista.

*

QUEM LEVA

HOTEL LA CASONA
Tour por vinícola está no pacote de três noites em apartamento duplo no Vale do Rosário. Sem aéreo. A partir de US$ 765 por adulto.

matetic.com; tel. +56 2 2611-1520.

BWT
Visita ao parque Temático Epopeia Italiana faz parte do pacote, com quatro noites em apartamento duplo e com aéreo. A partir de R$ 1.089.

bwtoperadora.com.br; tel. (41) 3888-3499.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 21/09/2018
    1. 'Praia das tartarugas' esbanja opções de resorts em estilo família

      O Iberostar Praia do Forte é opção certeira para quem procura uma viagem romântica, com amigos ou com a garotada a tiracolo.

    2. Club Med Rio das Pedras une descanso e esportes radicais no litoral fluminense

      Construído entre o mar e a montanha, o Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), na região de Angra dos Reis, é uma boa opção para quem busca, além de conforto e descanso, agitação e opções de esporte.

    3. Pacote com tudo incluído permite relaxar o corpo no Transamerica Resort Comandatuba

      Neste verão, quem se hospedar no resort que fica no sul da Bahia poderá esquecer a carteira dentro da mala e relaxar não apenas o corpo, mas também o bolso.

    4. Novidade em Natal, Wish resort tem piscina de cara para o mar

      Localizado na Via Costeira, entre o Parque das Dunas e Ponta Negra, o Wish Natal é preparado para receber famílias e grupos de amigos que buscam conforto e contato com a natureza local. Afinal, o Rio Grande do Norte tem algumas das praias mais bonitas do Nordeste.

    5. Em frente ao mar azul do Caribe, resorts de Cancún e Riviera Maia atraem de grupos de amigos a casais

      A areia branca segue serena até tocar o mar azul-turquesa do Caribe sob uma leve brisa que ameniza o calor intenso. A paisagem é quase surreal, tamanha beleza. Mas elogios não fazem jus à pintura que pode ser vista da janela do Iberostar Cancún, resort que fica na zona hoteleira da cidade, porção mais turística da costa mexicana.

    6. Entre montanhas de Minas, Tauá Resort aposta em programação especial para a criançada

      A apenas 50 minutos de Belo Horizonte, o Tauá Resort, em Caeté (MG ), é daqueles lugares onde a família inteira se sente confortada. No Travelers' Choice do Trip Advisor 2018, ele aparece entre os 25 melhores do Brasil para famílias -e como o melhor do estado mineiro.

    7. Resort Santa Clara, no interior de SP, une spa luxuoso para os pais e aventuras para os filhos

      Em uma antiga fazenda de café no interior paulista, com 360 hectares, cuja sede foi construída pela família do presidente Washington Luís no início do século 20, o Santa Clara Eco Resort celebra duas décadas repletas de novidades.

    8. Resort Ponta dos Ganchos oferece bangalôs luxuosos para casais apaixonados em SC

      Exclusividade e privacidade são o lema do Ponta dos Ganchos. O resort all inclusive fica em uma península particular no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis (SC). Conhecida como Costa Esmeralda, a região é famosa pelo mar de águas cristalinas, onde os banhistas costumam se deparar com peixinhos nadando entre suas pernas.

    9. Em estilo colonial, Casa Grande é clássico do litoral paulista

      Com estilo colonial brasileiro, pé-direito alto, em terreno de 45 mil m² repleto de palmeiras e vegetação tropical, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é um clássico do litoral.

    10. Em Porto de Galinhas, Nannai tem ares polinésios, que fazem hóspede não querer arredar o pé de lá

      Uma certa atmosfera polinésia envolve o Nannai Resort & Spa, com seus bangalôs construídos sobre lâminas d'água e cercados por jardins tropicais. Sem mencionar os que estão à beira-mar, com piscinas e gazebos privativos. Há também apartamentos, mas em menor número que as acomodações mais cinematográficas.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
Publicidade