Ao lado do Recife, Cabo de Santo Agostinho conta com praias de água turquesa

Indecisos têm um prato cheio em Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul pernambucano. O pequeno município, situado a meia hora do centro de Recife, acolhe com ternura turistas sem roteiro predefinido, que não sabem bem se preferem aproveitar a praia, fazer roteiros históricos ou apenas relaxar em um resort com spa e atração para as crianças.

Com infraestrutura urbana modesta, alavancada pela construção do complexo portuário de Suape, no fim dos anos 1970, a região guarda na memória os primeiros passos do Brasil após a colonização portuguesa.

No ponto mais alto da região, fica a igreja Nossa Senhora de Nazaré, construída no século 16. É lá que estão também as ruínas do Convento Carmelita, que remontam ao fim do século 17 e são semelhantes a outras encontradas pelo Estado, como as que estão em Fernando de Noronha.

Por lá, comerciantes vendem licores de jenipapo e caranguejo, além de artesanatos e delícias locais, como a passa de caju.

Cercada pelo mar de águas quentes, que parece pintado de azul e turquesa, Cabo de Santo Agostinho também abriga refúgios no litoral, como a charmosa praia de Calhetas.

Esculpido feito um coração de pedras, o lugar no passado serviu de porto seguro para tropas portuguesas e holandesas. Hoje, é povoada de barquinhos e faz abrigo para romances e gente que quer descansar.

Seu acesso pela mata atlântica e vegetação nativa limita-se a uma trilha que pode ser desvendada a pé ou de bugue. Antes do caminho, uma tirolesa oferece um atalho e garante diversão, lançando passageiros a um mergulho no mar.

Próximo dali ficam as praias do Paiva, decorada com coqueiros de uma reserva da família do artista plástico Francisco Brennand —o tradicional clã pernambucano é dono de diversos empreendimentos na região e de uma das maiores fortunas do país—, a do Xaréu, formada por rochas de origem vulcânica, e a de Itapuama, na qual surfistas se aventuram além dos arrecifes.

Já a praia de Suape tem águas cristalinas e tranquilas que brilham com ajuda dos primeiros raios, mostrando conchinhas e algas. A orla do Suape desemboca no Rio Massangana, formando um manguezal na altura da Vila Galé Eco Resort do Cabo.

Construído na região que já foi uma vila de pescadores, o Vila Galé acomoda principalmente famílias com crianças —a garotada ganha independência e correm por aí sob a tutela dos monitores do lugar.

O spa, com piscina exclusiva e uma vila ao estilo japonês, é o "parquinho" dos casais, que buscam tratamentos como banhos aromáticos e massagens em dupla.

Mas, se até o sossego cansar, basta um breve desvio para chegar às vizinhas Recife e Olinda. Aí é só cair na folia.

A jornalista viajou a convite do Vila Galé Resort do Cabo.

-

QUEM LEVA

DECOLAR.COM
decolar.com; tel. 0800 721 6527
A partir de R$ 3.176
Inclui aéreo e cinco noites em apartamento duplo com café da manhã

VILA GALÉ ECO RESORT DO CABO
vilagale.com; tel. (81) 3016 2035
A partir de R$ 3.075
Inclui cinco noites em apartamento duplo em sistema all inclusive, bailes de Carnaval e atividades para crianças e adultos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 21/09/2018
    1. 'Praia das tartarugas' esbanja opções de resorts em estilo família

      O Iberostar Praia do Forte é opção certeira para quem procura uma viagem romântica, com amigos ou com a garotada a tiracolo.

    2. Club Med Rio das Pedras une descanso e esportes radicais no litoral fluminense

      Construído entre o mar e a montanha, o Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), na região de Angra dos Reis, é uma boa opção para quem busca, além de conforto e descanso, agitação e opções de esporte.

    3. Pacote com tudo incluído permite relaxar o corpo no Transamerica Resort Comandatuba

      Neste verão, quem se hospedar no resort que fica no sul da Bahia poderá esquecer a carteira dentro da mala e relaxar não apenas o corpo, mas também o bolso.

    4. Novidade em Natal, Wish resort tem piscina de cara para o mar

      Localizado na Via Costeira, entre o Parque das Dunas e Ponta Negra, o Wish Natal é preparado para receber famílias e grupos de amigos que buscam conforto e contato com a natureza local. Afinal, o Rio Grande do Norte tem algumas das praias mais bonitas do Nordeste.

    5. Em frente ao mar azul do Caribe, resorts de Cancún e Riviera Maia atraem de grupos de amigos a casais

      A areia branca segue serena até tocar o mar azul-turquesa do Caribe sob uma leve brisa que ameniza o calor intenso. A paisagem é quase surreal, tamanha beleza. Mas elogios não fazem jus à pintura que pode ser vista da janela do Iberostar Cancún, resort que fica na zona hoteleira da cidade, porção mais turística da costa mexicana.

    6. Entre montanhas de Minas, Tauá Resort aposta em programação especial para a criançada

      A apenas 50 minutos de Belo Horizonte, o Tauá Resort, em Caeté (MG ), é daqueles lugares onde a família inteira se sente confortada. No Travelers' Choice do Trip Advisor 2018, ele aparece entre os 25 melhores do Brasil para famílias -e como o melhor do estado mineiro.

    7. Resort Santa Clara, no interior de SP, une spa luxuoso para os pais e aventuras para os filhos

      Em uma antiga fazenda de café no interior paulista, com 360 hectares, cuja sede foi construída pela família do presidente Washington Luís no início do século 20, o Santa Clara Eco Resort celebra duas décadas repletas de novidades.

    8. Resort Ponta dos Ganchos oferece bangalôs luxuosos para casais apaixonados em SC

      Exclusividade e privacidade são o lema do Ponta dos Ganchos. O resort all inclusive fica em uma península particular no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis (SC). Conhecida como Costa Esmeralda, a região é famosa pelo mar de águas cristalinas, onde os banhistas costumam se deparar com peixinhos nadando entre suas pernas.

    9. Em estilo colonial, Casa Grande é clássico do litoral paulista

      Com estilo colonial brasileiro, pé-direito alto, em terreno de 45 mil m² repleto de palmeiras e vegetação tropical, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é um clássico do litoral.

    10. Em Porto de Galinhas, Nannai tem ares polinésios, que fazem hóspede não querer arredar o pé de lá

      Uma certa atmosfera polinésia envolve o Nannai Resort & Spa, com seus bangalôs construídos sobre lâminas d'água e cercados por jardins tropicais. Sem mencionar os que estão à beira-mar, com piscinas e gazebos privativos. Há também apartamentos, mas em menor número que as acomodações mais cinematográficas.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
Publicidade