Para especialistas, reciclagem deveria começar na concepção do produto
Os produtos devem ser desenvolvidos já pensando na sua reciclagem, defenderam especialistas em debate no Fórum Economia Limpa, na manhã desta terça (21). O evento é promovido pela Folha em parceria com a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade).
Idealmente, essa preocupação deveria começar desde a concepção do produto, o que aumentaria o volume de reciclagem.
"Se quisermos um crescimento da reciclagem, temos que falar menos dela e mais de design e performance dos produtos", afirma Beatriz Luz, fundadora da Exchange4Change Brasil, organização voltada a promover a economia circular –ou seja, o modelo econômico que prevê o reaproveitamento de materiais para que retornem ao ciclo produtivo.
"Não tem planeta para o crescimento esperado para os próximos anos, e a reciclagem não vai dar conta disso", afirma Mario Monzoni, coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-SP. Segundo ele, falta rever o consumo em si, que cresce em taxa significativa, sobretudo nos países desenvolvidos.
Mateus Mendonça, sócio-diretor da Giral Viveiro de Projetos, afirma que não basta reduzir o uso dos recursos se eles não puderem ser reutilizados na ponta da cadeia. Ele cita como exemplo as embalagens flexíveis, que reduzem em 90% o plástico de sua constituição, mas não são recicladas devido à mistura de materiais.
Para ele, iniciativas inovadoras em reciclagem, no Brasil, enfrentam problemas de infraestrutura e logística. Como exemplo, menciona as fábricas de reciclagem de vidro, que estão todas concentradas na costa brasileira. Segundo Mendonça, é preciso descentralizar esse serviço, pois o valor do material não paga o custo de transporte até a fábrica.
Para enfrentar os desafios que a realidade brasileira impõe, é preciso haver circulação de conhecimento, afirma o consultor. "Ficamos na ideia de abocanhar o mercado antes do outro, quando antes deveria ser feita a troca de experiência e informação".
O Fórum Economia Limpa, que reuniu 20 dos maiores especialistas no assunto no país, foi patrocinado pela Novelis.