LARISSA TEIXEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O asfalto desenvolvido pelo engenheiro holandês Erik Schlangen parece saído de um filme de ficção científica: regenera-se sozinho quando exposto ao calor, o que aumenta muito sua durabilidade. Um sonho para quem convive com as ruas esburacadas e remendadas de São Paulo.

Excesso de veículos pesados, falhas na execução, gestão precária e falta de fiscalização são algumas das causas das más condições dos pavimentos. Para combater esse problema, novas tecnologias como o asfalto de Schlangen, testado em 12 estradas da Holanda, auxiliam tanto nos remendos quanto na prevenção de buracos.

Uma boa alternativa para tapar os buracos envolve reciclagem. "Além de poupar energia, os resultados são excelentes", afirma Liedi Bernucci, professora da Escola Politécnica da USP. "Nos Estados Unidos, raramente vemos um novo pavimento que não use material reciclado."

Já para prevenir a formação de buracos ou impedir que eles se agravem, aplicativos são ferramentas úteis. Criada no Reino Unido, a plataforma Fix My Street, por exemplo, permite que o cidadão reporte problemas de maneira prática: ele registra a reclamação, e o aplicativo envia uma mensagem para o órgão responsável pelo conserto. Na Inglaterra, várias prefeituras já usam o serviço.

Segundo Patrícia Barboza, professora de engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, já há várias tecnologias que facilitam o gerenciamento de vias urbanas.

"Os Sistemas de Informações Geográficas permitem o registro das condições de vias utilizando coordenadas de GPS, facilitando a análise das necessidades de cada tipo de problema e a definição das melhores soluções."

Em Boston, nos Estados Unidos, a prefeitura criou o aplicativo Street Bump, pelo qual moradores podem registrar falhas enquanto dirigem. Os dados são coletados pela administração municipal em tempo real, o que possibilita a solução de problemas pontuais e também o planejamento de investimentos a longo prazo.

Em 2014, o Brasil também ganhou uma iniciativa similar. Chamado de Buracos Monitor, o aplicativo desenvolvido por Bruno Klein e Carlos Borges no Rio Grande do Sul e disponível para Android permite que os usuários cadastrem buracos, postem fotos e enviem comentários. "Algumas prefeituras manifestaram interesse em utilizar o serviço", diz Borges.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.