Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Publicidade

Serafina

Steven Klein ganha exposição no Brasil com 87 fotos

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Justin Timberlake com sangue escorrendo pela cara. David e Victoria Beckham na cama de um quarto imundo. Kevin Federline (ex-Britney Spears) com um rasgo de faca na garganta. Brad Pitt de bunda de fora. Madonna contorcida, de meia furada.

As imagens icônicas fazem parte do acervo do americano Steven Klein, 46, um dos fotógrafos de moda e de celebridades mais importantes da atualidade. E estão vindo para São Paulo, para uma mostra no salão central do Mube (Museu Brasileiro da Escultura), entre os dias 10 e 28 de agosto. Serão 87 imagens, sendo 47 polaroides e 40 fotos em grandes dimensões.

As descrições de suas imagens guardam muitos segredos, entre eles a chave do sucesso do fotógrafo. Como acontece em muitas áreas, ele se tornou o maior retratista fashion do mundo justamente ao fazer o contrário do que diz a cartilha "como ser um fotógrafo de moda".

Steven Klein/Divulgação
Imagem da série "Valley of the Dools" (vale das bonecas), de 2005, com o estilista Tom Ford no controle
Imagem da série "Valley of the Dools" (vale das bonecas), de 2005, com o estilista Tom Ford no controle

Muitas vezes, seus trabalhos para revistas como "W" e "Vogue" nem sequer trazem o crédito das roupas usadas pelas celebridades retratadas. Uma inversão completa do que deveria ser um editorial de moda. Em alguns casos, para alívio das marcas, que nem sempre se encantam com as ideias subversivas de Steven Klein.

Fez furor, por exemplo, uma série com Brad Pitt, em 1999, que insinuava que o ator estava sendo estuprado numa prisão de terceiro mundo. Por essas e por outras, Madonna, uma das retratadas mais frequentes, não o considera apenas um fotógrafo fashion, mas sim um artista completo. Nos shows da cantora, é Klein quem dirige os vídeos curtos que ela exibe pelo mundo.

À Serafina, o americano explicou o que busca com suas produções: "O incomum. Aquilo para o qual você não está preparado. Meu desejo é fazer uma imagem impactante, como a que um pintor criaria numa tela. Não penso se é subversiva ou não, isso tem a ver com a percepção de quem vê. Não sinto que seja necessário fazer do jeito normal."

A mostra que vem ao Brasil, nomeada USAnatomy, traz alguns painéis imensos, pra lá de metro, incluindo um quatríptico com 1,5 m de altura e que se estenderá por seis metros. Entre os retratados estão a cantora Britney Spears e o fotógrafo, também de moda, Helmut Newton. Quanto ao autor, não há confirmação de que apareça na avenida Europa, 218, neste mês.

Mas ele já passeou pelo país antes: "Estive duas vezes no Brasil nos últimos anos. Não tive tempo para ver São Paulo, mas conheci a grande arquitetura do Rio. Visitei várias favelas com a equipe de um documentário. E passei a ajudar financeiramente um garoto chamado Baby que conheci numa delas. Pago por sua educação e incentivo sua carreira de jogador de futebol".

Apesar dessa proximidade, não se inspirou para criar algo no Brasil: "No momento, não", disse. Sua imaginação está em outra. Klein atualmente se prepara para dirigir seu primeiro longa-metragem: "Tenho um projeto secreto, não posso discutir ainda. Farei um filme em breve". O escândalo promete sair das páginas das revistas e chegar aos cinemas.

Steve Klein
Justin Timberlake, na polêmica foto sangrenta de 2001, capa da revista de moda masculina "Arena Homme"
Justin Timberlake, na polêmica foto sangrenta de 2001, capa da revista de moda masculina "Arena Homme"

colaborou Silvia Crespi

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Envie sua notícia

Siga a folha

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página